1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. EXPOSIÇÃO “EU SOU DO SAMBA… EU SOU O CARNAVAL” ABRE, NESTA SEXTA-FEIRA, AS FESTIVIDADES CARNAVALESCAS…

EXPOSIÇÃO “EU SOU DO SAMBA… EU SOU O CARNAVAL” ABRE, NESTA SEXTA-FEIRA, AS FESTIVIDADES CARNAVALESCAS EM TATUÍ

Publicado em:

Exposição homenageará Paulo Pedro Silva, popularmente conhecido como Paulo Vagalume.

Nesta sexta-feira (31/01), às 19h, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizará, no Centro Cultural, a abertura da exposição “Eu sou do Samba… Eu sou o Carnaval”, com a presença do Cordão dos Bichos, do Bloco Império do Samba e da Bateria do Clube de Campo. O evento será o ato inaugural das festividades do “Tatuí Folia – Carnaval 2020”, que seguirá com uma vasta programação até o dia 25 de fevereiro (terça-feira).

A exposição “Eu sou do Samba… Eu sou o Carnaval” apresentará fotos do modelo atual de Carnaval no município, movimentado pelos Blocos Carnavalescos, que permite que a magia da data seja um espaço de integração dos mais variados grupos. Ela mostrará a história dos “tatuianos do samba”, que mobilizam centenas de pessoas para a festividade mais esperada do Brasil, atraindo diversos turistas para a Capital da Música.

Mantendo a tradição, a exposição homenageará Paulo Pedro Silva, popularmente conhecido como Paulo Vagalume, com um espaço exclusivo de fotos deste ícone do Carnaval da Cidade Ternura.

A visitação será gratuita e a exposição permanecerá aberta ao público até o dia 25 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h. O Centro Cultural de Tatuí está situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro.

Sobre Paulo Pedro Silva, o Paulo Vagalume – Nascido em 5 de julho de 1927, casou-se com Benedita Maria Silva e teve 9 filhos.

Aos 5 anos de idade já gostava de ouvir marchinhas de Carnaval. Ainda jovem, tomou gosto pela folia carnavalesca, sentimento que foi passado aos seus filhos e suas gerações. No Bairro Quatrocentos, onde viveu, iniciou os blocos de Carnaval com familiares e amigos.

Ao lado de Hélio Vieira e de Dionísio de Abreu, preservou parte da tradição da folia carnavalesca tatuiana. Deu continuidade à Escola de Samba Princesa Isabel, com Luís André de Campos. Neste período, a dedicação à folia carnavalesca acumulou-se no íntimo da família Vagalume, com um olhar de amor à festa mais popular do Brasil.

Com o final da Escola de Samba Princesa Isabel, Paulo Vagalume persistiu na ideia e, dando continuidade, reuniu algumas crianças, familiares e amigos do bairro, com a Escolinha Unida.

Criou, também, juntamente com Jorge Rizek, Vera Holtz e Geraldo Corintinha, o Bloco das Piranhas, que trazia fantasias e adereços. Paulo Vagalume organizou a bateria e foi à frente dela. No primeiro ano, 300 pessoas participaram do Bloco. No ano seguinte, foram 3 mil pessoas, tornando-se um evento de domínio público.

Atualmente, a família segue com o tradicional “Carnaval do Vagalume”, que ainda percorre as ruas do Bairro Quatrocentos, relembrando antigos carnavais.

Paulo Vagalume faleceu em 13 de abril de 2015, deixando um legado: “Não deixe o Carnaval morrer”.

Compartilhe:

Outras

Notícias

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE TATUÍ APREENDE QUATRO VEÍCULOS POR IRREGULARIDADES NA ÚLTIMA SEMANA

Um dos veículos apreendidos foi esta bicicleta motorizada 80cc, sem emplacamento e sem documentação, que estava sendo conduzida por um adolescente no Bairro dos Fragas.

LOMBADAS ELETRÔNICAS EDUCATIVAS PASSAM A INTEGRAR O SISTEMA DE MONITORAMENTO DO PROGRAMA “MURALHA PAULISTA”

União de tecnologias garante imagens nítidas que ajudam na identificação de criminosos e de veículos adulterados.

PREFEITURA PUBLICA HABILITAÇÕES DOS CONTEMPLADOS NOS EDITAIS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) EM TATUÍ

Cabe aos proponentes habilitados realizarem todas as ações de seus projetos, obrigatoriamente, no período de 12 meses, a contar da data de depósito do aporte financeiro.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo