3. Destaque
  5. CENTRO CULTURAL RECEBE EXPOSIÇÃO EM COMEMORAÇÃO AOS 95 ANOS DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE

FOTO: Uma das formações infantis do Santa Cruz F.C..

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com a diretoria do Santa Cruz Futebol Clube, realizará, nesta sexta-feira (24/01), às 19h, no Centro Cultural, a abertura da exposição fotográfica “Santa Cruz Futebol Clube 95 anos”, sob curadoria de Thonny Guedes.

A exposição apresentará a história do Santa Cruz Futebol Clube ao longo de seus 95 anos, por meio de registros fotográficos pertencentes ao acervo do clube esportivo que, atualmente, tem como presidente Marcos Fernandes de Lima (Lombriga).

A entrada para visitação, até o dia 28/01 (terça-feira), será gratuita, sempre de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e aos sábados e domingos das 19h às 21h.

O Espaço de Exposições do Centro Cultural de Tatuí está situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro.

Sobre o clube – O Santa Cruz Futebol Clube, da cidade de Tatuí, foi fundado em 25 de janeiro de 1925. É o clube esportivo ativo mais antigo da cidade, ainda ativo, e o quinto mais antigo da história de Tatuí, atrás apenas do Sport Clube Tatuhyense e do Tatuhy Foot Ball Club, ambos de 1907, do Operário Futebol Clube, de 1910, e da Associação Atlética Pindorama, de 1921. Todos estes, entretanto, já foram extintos.

Nascido como Associação Atlética Tatuhyense, em 28 de janeiro de 1923, foi rebatizado como Santa Cruz Futebol Clube dois anos depois. Esta nova equipe formou, junto ao Operário F. C. e à A. A. Pindorama, o primeiro “trio de ferro” da cidade, na década de 20. No início da década de 30, o trio foi somado à A. A. XI de Agosto, formando os “quatro grandes de Tatuí”.

No livro “Achegas para a História Tatuiense” (setembro/2000), do historiador Renato Ferreira de Camargo, conta a história de formação da A. A. Tatuhyense.

Em meados dos anos 30, surgiu o Esporte Clube Camelo, que logo passou a se chamar Esporte Clube São Martinho. Com a extinção do Operário F. C., e da A. A. Pindorama, formou-se, então, o segundo “trio de ferro”, com o Santa Cruz F. C., a A. A. XI de Agosto e o E. C. São Martinho.

Desde a sua fundação como A. A. Tatuhyense, o Santa Cruz F. C. possui a alcunha de Dragões da Colina, tendo em vista que o clube era localizado no bairro Colina da Santa Cruz (atual Alto da Santa Cruz). Ainda assim, os próprios torcedores se intitulam como os “Dragões da Colina Santa”. O símbolo do dragão faz parte da história da equipe, cravado no escudo do time.

TítulosCampeão da Copa Centenário em 1954; campeão Amador em 1972, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1980 e 1995; 5 vezes campeão da Copa Tatuí (na qual foi obtido o troféu permanentemente); e campeão da categoria Veteraníssima da Copa Rádio Notícias de Futebol Máster em 2011.Sobre o Estádio – O Estádio “Menotti de Campos”, do Santa Cruz Futebol Clube, teve seu terreno doado pela então prefeita Chiquinha Rodrigues, e pelo benemérito Menotti de Campos, em meados dos anos 40. Devido a uma pequena inclinação do terreno, foi necessária a realização de uma terraplanagem, coordenada pelo engenheiro Amilcar Loretti Filho. A área do campo foi cercada com bambu e, depois, com ripas de madeira. Os torcedores também auxiliaram na construção, buscando esterco para o plantio da grama.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.