1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. PREFEITURA TERÁ AÇÕES DA CAMPANHA “JANEIRO BRANCO”, EM PROL DA SAÚDE MENTAL

PREFEITURA TERÁ AÇÕES DA CAMPANHA “JANEIRO BRANCO”, EM PROL DA SAÚDE MENTAL

Publicado em:

Dados da OMS revelam que no Brasil 5,8% da população sofrem de “depressão”, a maior taxa da América Latina, a 2ª maior das Américas e a 5ª do mundo.

No decorrer deste mês de janeiro, a Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Saúde e de Trabalho e Desenvolvimento Social, está promovendo uma série de ações da Campanha “Janeiro Branco – Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, em prol da Saúde Mental.

Com o intuito de chamar a atenção dos indivíduos e das instituições sociais para as necessidades e as importâncias subjetivas, mentais e emocionais dos seres humanos, a Campanha está em sua 7ª edição.

Um circuito de palestras com o tema “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, acontecerá nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, a partir da próxima semana: dia 16/01, às 10h, na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia; dia 20/01, às 10h, na ESF “André Batista”, na Vila Santa Luzia; dia 21/01, às 14h, na ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, no CDHU; dia 22/01, às 14h, na ESF do Jardim Tóquio; e dia 29/01, às 14h, na ESF do Jardim Gonzaga.

O tema “Como Vai Sua Saúde Mental? Condutas e Questões Frente as Cotidianidades”, será abordado em quatro datas e locais diferentes: dia 14/01, às 14h, no CRAS Central; dia 20/01, às 13h30, no CRAS Norte; dia 24/01, às 14h, no CRAS Sul; e dia 31/01, às 14h, no CRAS Leste.

No dia 17/01, das 9h às 13h, na Praça da Matriz, a população poderá participar de diversas dinâmicas comunitárias, entre elas: aferição de pressão arterial, com a equipe da Secretaria de Saúde; apresentação de Amarelinha Africana, com a equipe da Academia ao Ar Livre, do Setor de Corrida e Atletismo Municipal da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude; orientação nutricional na ansiedade, com a nutricionista Débora Lisboa; apresentação dos serviços ofertados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), terapias alternativas para promover o bem-estar, com reflexologia, reiki e auriculoterapia; e orientação e bem-estar mental com psicólogos.

Uma ação interna será feita no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), no dia 30/01, às 19h. Trata-se de uma apresentação do fluxo de atendimento de saúde mental de Tatuí.

Saiba mais – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que no Brasil 5,8% da população (12 milhões de pessoas) sofrem de “depressão” (maior taxa da América Latina, a 2ª maior das Américas e a 5ª do mundo). Em relação aos “transtornos de ansiedade”, o Brasil é o recordista mundial, com 9,3% da população com algum desses problemas. E, quando o problema em questão é o “suicídio”, o País ocupa a 8ª colocação, no planeta, em relação à contagem absoluta de mortes autoprovocadas, com 12mil suicídios anuais.

São altos, também, os índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), de criminalidade, de alcoolismo, de drogas, de preconceitos e de outros sintomas relativos a estilos de vida adoecidos e que colocam em risco o equilíbrio mental, comportamental, espiritual e emocional dos indivíduos e das instituições sociais.

Portanto, a Campanha Janeiro Branco convida a sociedade a realizar profundas reflexões, pessoais e coletivas, sobre o significado da vida, o propósito da existência e sobre
as melhores estratégias, públicas e privadas, para a construção de uma verdadeira cultura da Saúde Mental na humanidade. Entre os objetivos do “Janeiro Branco”, estão: fazer do mês de Janeiro o marco simbólico para que as pessoas e as instituições sociais efetivem ações em prol da Saúde Mental de todos; contribuir com a disseminação, no mundo, de uma cultura da Saúde Mental e de uma visão ampliada, moderna, holística, humanista, processual e integral do conceito de Saúde Mental; aproveitar a simbologia do início de todo ano para inspirar as pessoas a pensarem sobre os sentidos e os propósitos das suas existências individuais e coletivas; chamar a atenção das mídias, das instituições sociais, dos cidadãos comuns e das autoridades públicas para a importância da Saúde Mental e de políticas – públicas e privadas – em defesa dessa dimensão da saúde humana.

Compartilhe:

Outras

Notícias

VÍDEO DA EXPOSIÇÃO “A DANÇA SOB O OLHAR DA CAPITAL DA MÚSICA” ESTREIA NESTA SEXTA-FEIRA (15/11) NO CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE

O público pode visitar a mostra, que é parte das comemorações do Dia Mundial do Hip-hop, no Museu Histórico “Paulo Setúbal” até este domingo, dia 17 de novembro.

RESULTADOS FINAIS DOS EDITAIS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) EM TATUÍ SÃO HOMOLOGADOS

Os proponentes classificados devem realizar o procedimento de Habilitação dos Documentos na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de novembro.

ÚLTIMO SHOW DO DUO “CASA FORTE”, REFERENTE AO EDITAL DE CULTURA “MARIA RUTH LUZ”, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Com duração de 60 minutos, “Sons de casa – Canções do nosso tempo” é uma viagem pela Música Popular Brasileira e inclui arranjos inéditos de novos talentos da MPB, conectando diferentes épocas e gerações.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo