3. Destaque
  5. PREFEITURA DE TATUÍ INAUGURA O MURAL EM MOSAICO “CAPITAL DA MÚSICA”, NA MARGINAL DO MANDUCA

Obras turística foi realizada com azulejos, em um muro de 2,40m de altura e 136m de comprimento.

A Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e de Educação, inaugurou, na noite desta segunda-feira (16/12), o Mural em Mosaico “Capital da Música”, situado na Avenida Professora Maria Aparecida Santi, na Marginal do Manduca, próximo ao Supermercado Barbosa.

O projeto foi elaborado para fomentar o turismo em Tatuí, visando valorizar ainda mais o título de “Capital da Música”, pelo qual Tatuí é nacionalmente conhecida. A artista plástica Soraya Rossi Camargo foi a responsável por elaborar o mural, que contou ainda com 33 professores de Arte da Rede Municipal de Ensino, além de outras pessoas convidadas, com apoio da Cerâmica Strufaldi e da Rede de Supermercados Barbosa.

Estiveram presentes na solenidade a prefeita Maria José Vieira de Camargo, o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro, o secretário parlamentar do deputado federal Samuel Moreira e ex-prefeito de Tatuí, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, o chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo, os secretários Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude), Miguel Lopes Cardoso Júnior (Educação), Marco Rezende (Obras e Infraestrutura), Coronel PM Miguel Ângelo de Campos (Governo), Renato Pereira de Camargo (Negócios Jurídicos), Célio José Valdrighi (Agricultura e Meio Ambiente) e José Roberto Xavier da Silva (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), o gerente do Supermercado Barbosa, Nelson Ferreira Machado, o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Ary de Araújo Júnior, a artista plástica Soraya Rossi Camargo e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (COMTUR), Wagner Eduardo Graziano.

A solenidade também contou com a presença da Banda Musical “Prof. Dirceu Ortolani Stein” – BAMADOS, da cidade de Capivari, sob regência do maestro Caio Augusto da Silva e formada por 50 componentes, entre Corpo Musical e Linha de Frente, com idades entre 8 e 25 anos.

O projeto, que teve início no dia 26 de junho, a pedido da prefeita Maria José Vieira de Camargo, consiste no desenho de uma orquestra se apresentando – que tem como maestro o saudoso Antônio Carlos Neves Campos -, feito totalmente de azulejo, em um muro de 2,40m de altura e 136m de comprimento.

A equipe organizadora se reuniu em uma oficina de mosaico, instalada em um espaço cedido pelo Colégio Objetivo de Tatuí. Os azulejos utilizados para formar os desenhos foram cedidos pela Cerâmica Strufaldi, e a rede de supermercados Barbosa ofereceu o apoio financeiro, além de ter cedido o muro – que é de sua propriedade – para a realização desse projeto. O maestro Luís Marcos Caldana, do Conservatório de Tatuí, foi o responsável por auxiliar a equipe na montagem do desenho fixado no muro, indicando a posição em que cada instrumento deveria estar, bem como os membros da orquestra retratada no projeto artístico.

Durante a cerimônia de inauguração, a prefeita Maria José Vieira de Camargo fez uso da palavra e parabenizou todos os envolvidos no processo de criação e construção do mural. A prefeita destacou ainda que o projeto faz parte do processo de revitalização daquele local, que anteriormente estava abandonado. “Em dois anos, conseguimos recuperar, com muito trabalho, essa região. E faltava uma marca de Tatuí como MIT (Município de Interesse Turístico). Uma referência para que os cidadãos de Tatuí e os turistas possam lembrar e se orgulhar de nossos grandes músicos e suas orquestras”, concluiu.

Monitoramento – o novo espaço turístico está sendo monitorado com câmeras, parsa inibir a ação de vândalos. Foram instaladas três câmeras na extensão do mural e as imagens são observadas 24h através da Central de Monitoramento, instalada na Guarda Civil Municipal.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.