3. Saúde
  5. ESF “DR. SIMEÃO ORSI” REALIZA PALESTRA DA CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL”

ESF “DR. SIMEÃO ORSI” REALIZA PALESTRA DA CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL”

Ao todo, 9 homens compareceram para assistir à palestra, ministrada pelo médico da família Edimário Florêncio.

Aconteceu na quarta-feira (06/11), na Estratégia Saúde da Família (ESF) “Dr. Simeão Orsi”, situada na Vila Angélica e pertencente à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, a palestra “Saúde do Homem”, como parte da campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar sobre a importância de se prevenir o câncer de próstata.

Ao todo, 9 homens compareceram para assistir à palestra, ministrada pelo médico da família Edimário Florêncio, que abordou temas ligados à saúde integral do homem, como atividades físicas, alimentação, prevenção de doenças e a importância de agendar uma consulta de rotina.

Na ocasião, também foi oferecido um chá da tarde e os visitantes receberam algumas lembrancinhas, por parte da equipe da ESF.

Sobre a campanha “Novembro Azul” – É um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos de idade, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O homem deve procurar um médico quando perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).

Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Para prevenir-se contra o câncer de próstata e de outras doenças, é importante que o homem adquira hábitos saudáveis, como manter uma alimentação saudável e equilibrada; não fumar; identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; manter um peso saudável; e praticar regularmente atividades físicas.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.