Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. PREFEITURA DE TATUÍ REALIZARÁ CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DA REDE PÚBLICA

PREFEITURA DE TATUÍ REALIZARÁ CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DA REDE PÚBLICA

Publicado em:

Atividades fazem parte das ações estratégicas de reorganização da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Tatuí.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Secretaria de Saúde, promoverá, nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 10 e 11/10, a capacitação “Avaliação e Prescrição de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM’s) – Teoria e Prática”, destinada exclusivamente a fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Rede Municipal de Saúde.

O curso, que também será uma homenagem ao Dia do Fisioterapeuta – a ser comemorado em 13 de outubro -, ocorrerá no Núcleo Comunitário da Justiça Restaurativa, que está situado na Praça Paulo Setúbal (Praça do Barão), nº 71. Haverá uma turma no período da manhã, das 7h às 12h, e uma outra à tarde, das 13h às 18h.

Já no dia 11/10 (sexta-feira), das 8h às 13h, será realizada uma atividade prática, com o acompanhamento das confecções dos moldes de órteses suropodálicas e a prescrição de cadeiras de rodas adaptadas pela equipe da empresa Joviam, especializada em equipamentos ortopédicos.

O evento será mediado pela fisioterapeuta Juliana Caetano Pinto, responsável pelos serviços de OPM’s do Centro Especializado de Reabilitação (CER) Capela do Socorro, e Talita de Campos Urso, terapeuta ocupacional do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, reunindo 18 profissionais da Rede.

Na ocasião, serão abordados os temas: contextualização histórica; produtos assistivos mais solicitados na Rede de Atenção à pessoa com deficiência; e princípios básicos para avaliação e prescrição de OPM’s.

Na parte prática, os profissionais poderão acompanhar a confecção dos moldes de órteses suropodálicas e a prescrição de cadeiras de rodas adaptadas em vários pacientes que estão em lista de espera. Também receberão os produtos e serviços de adaptações por meio da execução das atividades planejadas pelo Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, e viabilizado pela Prefeitura e Câmara de Tatuí, que apoiam a implementação do Projeto de Banco de Empréstimo e Manutenção de Cadeira de Rodas, que visa disponibilizar, temporariamente, alguns produtos assistivos e oferecer pequenos reparos e ajustes em cadeiras de rodas para pessoas carentes. 

As atividades fazem parte das ações estratégicas de reorganização da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Tatuí, com o objetivo de ampliar o acesso e a qualificação do atendimento da pessoa com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Juliana Caetano Pinto – É fisioterapeuta, formada pela Universidade Paulista (Unip), especialista em Pneumologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e em Tecnologia Assistiva pelo Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem (Cieph). Trabalha com formação e adequação postural em pacientes pediátricos, com FT belga Bart Van Der Heyden, e atua como fisioterapeuta e responsável técnica do serviço de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção no Centro Especializado em Reabilitação de Capela do Socorro, de São Paulo (SP).

Compartilhe:

Outras

Notícias

GUARDA CIVIL MUNICIPAL LOCALIZA, NO MESMO BAIRRO, DOIS VEÍCULOS QUE HAVIAM SIDO FURTADOS DA REGIÃO CENTRAL DE TATUÍ

Os dois veículos modelo Fiat Uno foram produtos de furto nos dias 13 e 14 de março (quarta e quinta-feira, respectivamente).

NO MÊS DA MULHERES, BANDA “RUBY WOO” É A PRIMEIRA A SE APRESENTAR NA TEMPORADA 2024 DO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

Formada por quatro mulheres, a banda “Ruby Woo” estará no Coreto da Praça da Matriz neste sábado (23/3), às 11h.

SISTEMA DE DRENAGEM DA BACIA DA TERCEIRA IDADE É ENTREGUE

Foram construídas 36 novas bocas de lobo, estrategicamente posicionadas para a captação eficiente das águas, garantindo assim o escoamento adequado e a prevenção de alagamentos.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo