Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. PREFEITURA DE TATUÍ REALIZARÁ CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DA REDE PÚBLICA

PREFEITURA DE TATUÍ REALIZARÁ CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DA REDE PÚBLICA

Publicado em:

Atividades fazem parte das ações estratégicas de reorganização da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Tatuí.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Secretaria de Saúde, promoverá, nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 10 e 11/10, a capacitação “Avaliação e Prescrição de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM’s) – Teoria e Prática”, destinada exclusivamente a fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Rede Municipal de Saúde.

O curso, que também será uma homenagem ao Dia do Fisioterapeuta – a ser comemorado em 13 de outubro -, ocorrerá no Núcleo Comunitário da Justiça Restaurativa, que está situado na Praça Paulo Setúbal (Praça do Barão), nº 71. Haverá uma turma no período da manhã, das 7h às 12h, e uma outra à tarde, das 13h às 18h.

Já no dia 11/10 (sexta-feira), das 8h às 13h, será realizada uma atividade prática, com o acompanhamento das confecções dos moldes de órteses suropodálicas e a prescrição de cadeiras de rodas adaptadas pela equipe da empresa Joviam, especializada em equipamentos ortopédicos.

O evento será mediado pela fisioterapeuta Juliana Caetano Pinto, responsável pelos serviços de OPM’s do Centro Especializado de Reabilitação (CER) Capela do Socorro, e Talita de Campos Urso, terapeuta ocupacional do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, reunindo 18 profissionais da Rede.

Na ocasião, serão abordados os temas: contextualização histórica; produtos assistivos mais solicitados na Rede de Atenção à pessoa com deficiência; e princípios básicos para avaliação e prescrição de OPM’s.

Na parte prática, os profissionais poderão acompanhar a confecção dos moldes de órteses suropodálicas e a prescrição de cadeiras de rodas adaptadas em vários pacientes que estão em lista de espera. Também receberão os produtos e serviços de adaptações por meio da execução das atividades planejadas pelo Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, e viabilizado pela Prefeitura e Câmara de Tatuí, que apoiam a implementação do Projeto de Banco de Empréstimo e Manutenção de Cadeira de Rodas, que visa disponibilizar, temporariamente, alguns produtos assistivos e oferecer pequenos reparos e ajustes em cadeiras de rodas para pessoas carentes. 

As atividades fazem parte das ações estratégicas de reorganização da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Tatuí, com o objetivo de ampliar o acesso e a qualificação do atendimento da pessoa com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Juliana Caetano Pinto – É fisioterapeuta, formada pela Universidade Paulista (Unip), especialista em Pneumologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e em Tecnologia Assistiva pelo Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem (Cieph). Trabalha com formação e adequação postural em pacientes pediátricos, com FT belga Bart Van Der Heyden, e atua como fisioterapeuta e responsável técnica do serviço de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção no Centro Especializado em Reabilitação de Capela do Socorro, de São Paulo (SP).

Compartilhe:

Outras

Notícias

OFICINA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM O CELULAR, QUE ACONTECE NO MUSEU, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

As vagas são limitadas para jovens de 15 a 20 anos de idade e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.

CEU DAS ARTES É PALCO DO CONCERTO “BRASILIDADE – MÚSICA BRASILEIRA PARA SAXOFONE E PIANO”

Giancarlo Medeiros e Miriam Braga apresentam um repertório composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros, especialmente escritas para o duo de saxofone barítono e piano.

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE VISITA TÉCNICA DA EQUIPE DA FUNDAÇÃO ITAÚ CULTURAL

A visita representou um marco importante de diálogo entre o órgão Municipal de Cultural e a Fundação Itaú Cultural.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo