A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) “Othoniel Cerqueira
Luz”, do bairro CDHU, pertencente a Secretaria de Saúde da Prefeitura de
Tatuí, realizou, na última quarta-feira (25/09), na sede da 2ª Cia. do
22º BPM/I, uma palestra dedicada especialmente aos policiais militares
de Tatuí, relacionada à campanha “Setembro Amarelo”.
Ministrada pela enfermeira Dalva Balula, pelo farmacêutico Anderson Rafael Hajje Machado e pela assistente social Edna Aparecida Lopes Parreira, a palestra foi promovida devido à preocupação com a saúde mental dos PM’s, tendo em vista o aumento dos índices de suicídio de policiais em todo o país.
Representando toda a corporação da Polícia Militar de Tatuí, a capitão Bruna Carolina dos Santos Martins e a sargento PM Elis Roberta de Souza agradeceram a equipe da ESF pela preocupação para com os PM’s e também pelas orientações passadas durante a palestra.
Ao longo de todo o mês de setembro, os profissionais da ESF “Othoniel Cerqueira Luz” realizaram inúmeras palestras e ações no combate ao suicídio em Tatuí, dentro da programação da campanha “Setembro Amarelo”, com o objetivo de conscientizar a população sobre os sinais que indicam um quadro depressivo que pode levar ao suicídio. Dentre as ações promovidas, a equipe abordou moradores do bairro CDHU, distribuiu panfletos com orientações, e também realizou aconselhamentos e palestras à população com a psicóloga Solange Bezerra Leal.
As ações visam orientar as pessoas a identificarem sinais de estresse, depressão e outras doenças psicológicas que, se não forem tratadas, podem levar a pessoa a cometer suicídio. A depressão é uma doença grave, que afeta pessoas de todas as idades e classes sociais, tendo se tornado um problema de saúde pública com o aumento no número de casos nos últimos anos, principalmente entre crianças e adolescentes.
Todavia, é importante ressaltar que a depressão tem cura e que todas as Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF’s) de Tatuí contam com profissionais especializados para indicar o melhor tratamento aos pacientes.