1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. “HORA VERDE” RESULTA NO PLANTIO DE 389 MUDAS DE ÁRVORES EM TATUÍ

“HORA VERDE” RESULTA NO PLANTIO DE 389 MUDAS DE ÁRVORES EM TATUÍ

Publicado em:

Uma mangueira foi plantada pelas autoridades na Avenida Cônego João Clímaco de Camargo, a popular Avenida das Mangueiras.

    A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu, na manhã desta sexta-feira (20/09), das 9h às 10h, a “Hora Verde”, uma ação conjunta que visa celebrar o Dia da Árvore, comemorado neste sábado (21/09).

    Aproximadamente 1.650 pessoas participaram da ação, que realizou o plantio de mudas de árvores em vários pontos da cidade – cada um com uma finalidade diferente -, de maneira simultânea, e que neste ano teve a participação de 44 escolas da Rede Municipal de Ensino, de 22 entidades e de 19 empresas de Tatuí.

    No total, 389 mudas de árvores foram plantadas em uma hora, 274 mudas a mais do que no ano passado, quando foram plantadas 115 mudas. Parte das mudas plantadas foram cedidas gentilmente pela equipe do Viveiro Municipal de Mudas Florestais, pertencente à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí.

    A maior parte das mudas plantadas são de árvores nativas e com flores. Também foi realizado o plantio de mudas de árvores frutíferas e de diversos outras espécies.

    Outras dez cidades da região de Tatuí, que integram o Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), aderiram à ideia e também realizaram a “Hora Verde” nesta sexta-feira. Foram elas: Iperó, Porto Feliz, Itu, Sorocaba, Ibiúna, Mairinque, Cerquilho, Boituva, Piedade e Salto de Pirapora.

    Também participaram dessa iniciativa Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí (APAE), Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” (FATEC), Escola Técnica Estadual “Salles Gomes” (ETEC), Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Tatuí (Estação Experimental), Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida” do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Núcleo de Educação Ambiental do Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Municipal (GCM), Cooperativa de Reciclagem, Fundação Educacional “Manoel Guedes” (FEMAGUE), Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (FAESB), Rotary Club, Lions Clube, além de empresas locais, como: Ford do Brasil, Yazaki do Brasil, Autoparts – FBA, Lopesco, Cooperativa de Consumo (COOP), Guardian, Sabesp, Shigueno, Unimed, Hubbell, Rede Caetano, Centro Hípico Tatuí, Sweet Garden, Galeria Mangueiras e Refrigerantes Vieira Rossi.

    Plantios – O plantio oficial de abertura da “Hora Verde” aconteceu na Avenida Cônego João Clímaco, a Avenida das Mangueiras. A prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo, e seus secretários municipais, realizaram o plantio de uma muda de mangueira, visando a manutenção do patrimônio cultural do município.

    Escolas municipais da Secretaria de Educação, entre creches, EMEI’s e EMEF’s, incluindo as escolas rurais, também realizaram o plantio de algumas mudas de árvores, com a finalidade de melhorar a cobertura vegetal urbana e rural.

    Já no Parque Ecológico Municipal Maria Tuca foram plantadas 50 mudas de árvores em parceria com os integrantes do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), que realiza suas atividades no Parque. Este plantio de espécies diversas ocorreu no entorno do lago com o intuito de fomentar a biodiversidade do local.

    Com essa ação social, o Setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente reafirma seu compromisso de conscientizar os munícipes para os benefícios do plantio de árvores, fomentando o aumento da arborização local.

    Agora, a população também terá uma participação muito importante nessa ação, colaborando com a preservação das árvores que foram plantadas, acompanhando seu desenvolvimento e, se possível, também realizando o plantio de mudas em suas propriedades, colaborando, dessa forma, com a melhora da qualidade do ar e com a biodiversidade.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PRAZO FINAL PARA ENTREGA DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DOS SEIS EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO É ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (29/11)

O contemplado que não apresentar este Relatório de Execução, ficará inabilitado de participar de futuros editais no âmbito municipal pelo prazo de três anos e responderá pelo uso indevido de recursos públicos.

EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DESTACA A CONEXÃO ESPIRITUAL E CULTURAL DAS TRADIÇÕES AFRICANAS COM O BRASIL

Denominada “Conscientização e valorização da cultura negra”, a mostra conta com um acervo exclusivo de máscaras africanas e indígenas, confeccionadas com materiais típicos e repletas de simbolismo.

NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”, AUTOR TATUIANO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO SOBRE FORMAÇÃO DE ESPECTADORES E ACESSIBILIDADE EM TEATRO

Thiago de Castro Leite, que é ator, pesquisador e pedagogo teatral, lançará a obra “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo