3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. TATUÍ REALIZARÁ NESTA SEXTA-FEIRA A “HORA VERDE”, PARA CELEBRAR O DIA DA ÁRVORE

TATUÍ REALIZARÁ NESTA SEXTA-FEIRA A “HORA VERDE”, PARA CELEBRAR O DIA DA ÁRVORE

Outras dez cidades da região, aderiram à ideia e também realizarão a “Hora Verde” nesta sexta.

Nesta sexta-feira (20/09), das 9h às 10h, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoverá a “Hora Verde”, uma ação conjunta que visa celebrar o Dia da Árvore, comemorado neste sábado (21/09).

A ação, inspirada pela “Hora do Planeta”, que incentiva pessoas de todo o planeta a apagar as luzes durante uma hora, uma vez ao ano, alertando para as questões ambientais globais, realizará o plantio de mudas de árvores em vários pontos da cidade – cada um com uma finalidade diferente -, de maneira simultânea. Todas as mudas a serem plantadas foram cedidas gentilmente pela equipe do Viveiro Municipal de Mudas Florestais, pertencente à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí.

Outras dez cidades da região de Tatuí, que integram o Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), aderiram à ideia e também realizarão a “Hora Verde” nesta sexta-feira. São elas: Iperó, Porto Feliz, Itu, Sorocaba, Ibiúna, Mairinque, Cerquilho, Boituva, Piedade e Salto de Pirapora.

Também participarão dessa iniciativa escolas da Rede Municipal de Ensino, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí (APAE) – que participará pela primeira vez dessa ação social -, Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” (FATEC), Escola Técnica Estadual “Salles Gomes” (ETEC), Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Tatuí (Estação Experimental), Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida” do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Núcleo de Educação Ambiental do Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Municipal (GCM), Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (FAESB), além de empresas locais, como: Ford do Brasil, Yazaki do Brasil, Autoparts – FBA, Lopesco, Cooperativa de Consumo (COOP), Guardian, Shigueno, Hotel Del Fiol, Unimed, Hubbell, Rede Caetano e Gramas Xavier.

A supervisora do Setor de Educação Ambiental e coordenadora desta ação, Karina Camargo de Sousa, explica que cada plantio terá uma finalidade diferente com o intuito de abranger todos os benefícios que uma árvore é capaz de promover para a população, como, por exemplo, proteção das águas, cobertura vegetal, manutenção de patrimônio cultural, paisagismo, melhoria de espaço público e abrigo da biodiversidade.

“Para tanto, em conjunto com várias secretarias da Prefeitura Municipal, definimos locais diferentes para realizar os plantios: áreas urbanas, áreas rurais e outras áreas, onde o ato do plantio permitirá uma reflexão sobre o papel da árvore para a biodiversidade, a água, o controle de erosão, o conforto térmico, a prevenção de doenças e outras contribuições relevantes para o bem-estar humano”, destaca Karina.

Plantios – O plantio oficial de abertura da “Hora Verde” acontecerá na Avenida Cônego João Clímaco, a Avenida das Mangueiras. A prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo, e seus secretários municipais, realizarão o plantio de uma muda de mangueira, e representantes da Câmara Municipal de Vereadores também. Este plantio visa a manutenção do patrimônio cultural do município.

Escolas municipais da Secretaria de Educação, entre creches, EMEI’s e EMEF’s, incluindo as escolas rurais, também realizarão o plantio de algumas mudas de árvores, com a finalidade de melhorar a cobertura vegetal urbana e rural.

Já no Parque Ecológico Municipal Maria Tuca serão plantadas 50 mudas de árvores em parceria com os integrantes do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), que realiza suas atividades no Parque. Este plantio de espécies diversas ocorrerá no entorno do lago com o intuito de fomentar a biodiversidade do local.

Com essa ação social, o Setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente pretende conscientizar os munícipes para os benefícios do plantio de árvores, fomentando o aumento da arborização local.

A população também terá uma participação muito importante nessa ação, colaborando com a preservação das árvores plantadas, acompanhando seu desenvolvimento e, se possível, também realizando o plantio de mudas em suas propriedades, colaborando, dessa forma, com a melhora da qualidade do ar e com a biodiversidade.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.