3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. TATUÍ É REPRESENTADA NO LANÇAMENTO DO PROGRAMA “JUNTOS PELA CULTURA”, NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, EM…

TATUÍ É REPRESENTADA NO LANÇAMENTO DO PROGRAMA “JUNTOS PELA CULTURA”, NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, EM SÃO PAULO

A Prefeitura de Tatuí foi representada, nesta segunda-feira (09/09), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, pelo secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, durante o lançamento do Programa “Juntos Pela Cultura”, realizado pelo governador do estado de São Paulo, João Doria. Estiveram presentes no evento o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, e 400 prefeitos e secretários de Cultura de municípios paulistas.

O Programa “Juntos Pela Cultura” tem como objetivo ampliar o acesso à arte e à cultura em todas as regiões do Estado, com mais eficiência e uma visão municipalista de gestão. Com isso, o governo estadual pretende incentivar parcerias com os municípios na realização de eventos como “Virada SP”, “Circuito SP”, “Tradição SP”, “Revelando SP” e o “+ Gestão SP”.

Por meio de chamadas públicas, prefeituras de todo o Estado poderão inscrever projetos para participar das ações e acessar o total de R$ 12,5 milhões. Durante a solenidade, o governador João Doria comentou a respeito da tradição paulista no que diz respeito à cultura. “Aqui em São Paulo tratamos cultura como uma coisa séria, importante na educação, na preservação, na memória e, principalmente, no bem de cada cidadão. Nós temos uma tradição e uma história na cultura, e essa história está sendo preservada”, declarou o governador.

Ele afirmou ainda que não está havendo cortes na cultura, e disse quais estão sendo os caminhos traçados para a manutenção do fomento nesse setor. “Nós não estabelecemos cortes na cultura. Ao contrário, estamos trazendo mais recursos do setor privado, inovando, transformando para viabilizar iniciativas culturais”, destacou Doria.

Já o secretário Cassiano Sinisgalli falou da importância do Programa para as prefeituras do interior. “Ações que antes eram restritas para grandes cidades agora podem ser disponibilizadas para cidades do interior. O Projeto “Juntos Pela Cultura” tem a intenção de facilitar o acesso a incentivos estaduais para a produção de eventos culturais nos municípios, dando até mais autonomia para as prefeituras”, destacou.

Cassiano também comentou a respeito de ideias para fomentar o turismo na cidade de Tatuí. “Já vamos começar os trabalhos neste sentido. Tudo é muito novo, mas estamos imaginando alguns projetos culturais e gastronômicos para apresentarmos ao governo [do Estado] e, assim, tentarmos trazer mais eventos culturais para Tatuí, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa”, afirmou o secretário.

Nesta terça-feira (10/09), foram abertas as chamadas públicas para as prefeituras inscreverem projetos, por meio do site: www.cultura.sp.gov.br.

Os projetos estão disponíveis nas seguintes linhas:

Virada SP – Serão selecionados quatro projetos de viradas culturais, de municípios com perfis distintos, que receberão um total de R$ 2,1 milhões. Os eventos acontecerão em novembro e dezembro, em municípios de macrorregiões diferentes.

Circuito SP – 90 municípios de todas as regiões receberão espetáculos de música e artes cênicas de alto nível, além de exposições e atividades de formação e capacitação a partir do último trimestre de 2019 até 2020. Serão investidos R$ 8 milhões.

Tradição SP – Por meio de chamada pública contínua para as prefeituras, o novo programa apoiará eventos e expressões culturais populares tradicionais do estado, realizados a partir do último quadrimestre de 2019. Serão investidos R$ 500 mil.

Revelando SP – Chamada pública para participação no evento de celebração e valorização da cultura popular e tradicional de São Paulo, que acontece de 13 a 17 de novembro, no Parque da Água Branca, com investimento de R$ 1,9 milhão. Cada município terá um estande e poderá levar sua gastronomia, artesanato, música, dança, artes cênicas, folclore, design, audiovisual e demais expressões culturais.

+ Gestão SP – Novo programa que vai oferecer, em parceria com instituições de excelência, cursos executivos em gestão cultural para secretários municipais e gestores de equipamentos culturais, com a flexibilidade da educação à distância e sem custo para as prefeituras.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.