3. Educação
  5. ALUNOS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE MARIA TUCA DE TATUÍ REALIZAM A SOLTURA…

ALUNOS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE MARIA TUCA DE TATUÍ REALIZAM A SOLTURA DE 11 PÁSSAROS SILVESTRES

A ação teve a soltura de 11 pássaros silvestres que foram encontrados pela Guarda Civil Municipal de Tatuí durante uma ocorrência, no último dia 2 de setembro.

Nesta terça-feira (10/09), alunos do Núcleo de Educação Ambiental do Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, pertencente à Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí, realizaram a soltura de 11 pássaros silvestres que foram encontrados pela Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM) durante uma ocorrência, no último dia 2 de setembro.

Essa ação contou com o apoio da bióloga parceira da Prefeitura de Tatuí, Marília de Camargo Barros, que, através do contato da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – que recebeu a denúncia -, foi até a delegacia para avaliar o estado de saúde das aves e se elas poderiam ser devolvidas à natureza. A bióloga também levou os pássaros para casa, para dar os devidos cuidados aos animais e planejar sua soltura junto aos alunos do Núcleo de Educação Ambiental.

Ao todo, foi realizada a soltura de seis canários-da-terra (Sicalis Flaveola), um tico-tico (Zonotrichia Capensis), dois tico-tico-rei (Coryphospingus Cucullatus), um sabiá una (Platycichla Flavipes), e um pássaro preto (Gnorimopsar Chopi), todos com idade adulta. A GCM recuperou, ao todo, 12 pássaros, porém, apenas 11 puderam ser devolvidos à natureza pelos alunos do Núcleo de Educação Ambiental, pois um pássaro da raça coleirinho, que era filhote, não resistiu e morreu.

Crime Ambiental – De acordo com o artigo 29 da Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, deve resultar em “detenção de seis meses a um ano, e multa”.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.