3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. “MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE NESTE SÁBADO O CORO SINFÔNICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Além de repertório a cappella, o Coro Sinfônico do Conservatório possui também vasta experiência com obras sinfônicas.

Acontece neste sábado (14/09), às 11h, na Praça da Matriz, mais uma edição do Projeto “Música na Praça”, promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com apoio cultural do Conservatório de Tatuí, da Abaçaí Cultura e Arte, da Cooperativa de Consumo (COOP) e da Padaria Onze.

A apresentação musical ficará por conta do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, sob a regência do regente convidado Marcos Baldini. No repertório, estarão os seguintes sucessos: “El Grillo è Buon Cantore”, de Josquin Des Près; “So Bem Mi Ch’a Bon Tempo”, de Orazio Vecchio; “Lua, Lua, Lua, Lua”, de Caetano Veloso e arranjo de Marcos Leite; “Cantadeira”, de Antonio Vaz e poema de J. G. de Araújo; “Alguém Cantando”, de Caetano Veloso e arranjo de Marcos Leite; “Passaredo”, de Francis Hime e Chico Buarque e arranjo de Antonio Vaz; “Psalm 150”, de Ernani Aguiar; “Ave Maria”, de Tanguy Dionis du Séjour; “Domini Fili Unigenite, Gloria – KV 589”, de Antonio Vivaldi; “Ubi Caritas”, de Ola Gjelo; “Jubilate Deo”, de Jay Althouse; “Alleluia”, de Ralph Manuel; e “Fell Good”, de L. Craig Tyson e Leonard Scott e arranjo de Barbara Baker e David J. Elliott.

Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí – Fundado em 1988, oferece aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional, voltado para a atividade coral. O Coro Sinfônico realiza apresentações importantes de repertório a cappella, de música brasileira, repertório sinfônico e óperas.

Uma das características marcantes do grupo é o destaque dado à interpretação cênica das músicas. Em 1990, o Coro Sinfônico estreou o espetáculo “Da Boca do Circo”, a primeira grande produção realizada pelo grupo. Posteriormente, montagens como a “Suíte dos Pescadores” e “Na Era da Rádio” fizeram grande sucesso em excursões pelo interior do estado de São Paulo.

Além de repertório a cappella, o Coro possui também vasta experiência com obras sinfônicas, caso de “Vésperas Solenes”, “Réquiem”, “Missa da Coroação” e “Te Deum”, de Mozart; “Réquiem”, de Fauré; “Missa em Sol”, de Schubert, entre outras. O conjunto também se destaca pelo resgate e divulgação da música brasileira ao abordar obras de compositores como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Edmundo Villani-Côrtes, Antonio Ribeiro, Ronaldo Miranda, entre outros.

O Coro do Conservatório de Tatuí lançou seu primeiro CD, “Expressões”, no ano de 2001, e é o único bicampeão do Mapa Cultural Paulista – tendo vencido as edições de 2001/2002 e 2007/2008. Em 2011, junto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, apresentou a cantata cênica “Carmina Burana”, de Carl Orff, na série de concertos TUCCA, na Sala São Paulo – projeto que foi representado em 2013.

Em 2012, no mesmo projeto, realizou a “Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125 – Coral”, de L. Beethoven, com espetáculos em três cidades do estado de São Paulo. Também nos últimos anos, o Coro Sinfônico vem se destacando em produções do Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí.

O grupo apresentou as óperas “Dido e Enéas”, de Henry Purcell (2009); “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi, e “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (2011); e “Orfeu e Eurídice”, de Christoph Willibald Gluck (2012). Em 2013, registrou apresentações com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

Em 2014, apresentou-se junto ao Coral Paulistano Mário de Andrade, além de ter realizado apresentações especiais, com destaque para o Réquiem, de Mozart, junto à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.