O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, receberá, neste domingo (08/09), uma atividade da Cia. Ímpares, de André Kaires, com orientação do diretor, dramaturgo e ator Fernando Aveiro. A ação, que tem o objetivo de fomentar a dança e o teatro, é realizada por meio do Programa Qualificação em Artes “Ademar Guerra”, da Secretaria de Economia Criativa e Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pelo Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (POIESIS).
A Cia. Ímpares foi uma das selecionadas para receber a qualificação em 2019, e por esse motivo receberá a Oficina, que consiste em percorrer um caminho de exploração das possibilidades do corpo neutro para, depois, gradativamente, estruturar figuras cênicas corpóreas que habitam o imaginário de cada integrante. A partir dessa pesquisa, os participantes serão instigados a escrever um relato dramatúrgico individual, de fluxo intuitivo.
Fernando Aveiro – O diretor, dramaturgo e ator atuou no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho por seis anos, nas montagens “A Falecida Vapt-vupt”, “Policarpo Quaresma”, “Toda Nudez Será Castigada” e “Prêt-à-porter Cult”.
Integrou o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, no qual escreveu o texto “Em Abrigo”, que esteve em cartaz no SESI São Paulo e percorreu todo o interior do estado. Também é autor de “Hospedeira”, texto dirigido por Georgette Fadel, que realizou temporadas no SESC Consolação e no Centro Compartilhado de Criação.
Dirigiu o Núcleo de Pesquisa Caxote nas montagens “Por Acaso”, “Navalha” e “Obra Sobre Ruínas”. Na Escola Waldorf Francisco de Assis, dirigiu os espetáculos “Gota D’água”, “O Pagador de Promessas” e “Ópera do Malandro”.
Desde 2017, Fernando Aveiro também faz parte do Projeto “Ademar Guerra”, como orientador de teatro.