1. Home
  2. »
  3. Educação
  4. »
  5. ATO CÍVICO REALIZADO NA PRAÇA PAULO SETÚBAL CELEBROU OS 197 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

ATO CÍVICO REALIZADO NA PRAÇA PAULO SETÚBAL CELEBROU OS 197 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Publicado em:

Hasteamento das Bandeiras foi um dos momentos cívicos das comemorações do Dia da Independência.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu, no último sábado (07/09), em frente ao Monumento dos Pracinhas, na Praça Paulo Setúbal, popularmente conhecida como Praça do Barão, a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, para celebrar os 197 anos da Independência do Brasil.

A solenidade reuniu autoridades civis, militares, grupos escoteiros, alunos, professores, coordenadores, diretores e funcionários das Redes Municipal e Estadual de Ensino, além de clubes de serviços e representantes da maçonaria e ordens maçônicas locais.

O ato cívico foi dividido em quatro momentos distintos. No primeiro momento, foi realizado o protocolo das autoridades, com recepção musical da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro José Antônio Pereira.

No segundo momento, o cerimonial conduziu o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, seguidas da execução do Hino Nacional Brasileiro. A prefeita Maria José Vieira de Camargo hasteou a bandeira Nacional, os escoteiros Lucas Felipe Ferreira Marins e Larissa Yonea dos grupos Tupancy e Goyotin, respectivamente, hastearam a bandeira do Estado de São Paulo, e o aluno Alex Luciano Ananias, do 5º ano A, da professora Bernadete de Fátima Miranda, da EMEF “João Florêncio”, hasteou a bandeira do município de Tatuí.

No terceiro momento, as autoridades locais fizeram seus pronunciamentos, falando acerca da importância do ato cívico, com a execução do Hino da Independência, composição de Evaristo da Veiga e música de Dom Pedro I.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo, a comandante da 2ª Cia. do 22º Batalhão de Polícia Militar, capitão PM Bruna Carolina dos Santos Martins e o comandante da Guarda Civil Municipal de Tatuí, Antonino José Rodrigues da Costa, fizeram uso da palavra e comentaram a respeito da importância da celebração da Independência do Brasil. O vereador Jairo Martins (Pepinho) também esteve presente na solenidade, representando a Câmara Municipal de Tatuí.

E no quarto e último momento da cerimônia, alunos da Rede Municipal de Ensino realizaram duas apresentações culturais, com foco no dia 7 de setembro. Representando a EMEF “João Florêncio”, com a presença da diretora Suzana Idra Moreira, da coordenadora pedagógica Elisângela M. Ribeiro Santos e das professoras responsáveis Daiane Aparecida Moura Vieira e Bernadete de Fátima Miranda, os alunos do 4º ano A e do 5º ano A, Ana Carolina Correia, Beatriz Antunes, Eder Carlos Leite Júnior, Lenara R. Santos, Maria Eduarda Moraes, Rebeca Diniz Teles e Tainara V. Silva, apresentaram o jogral “7 de Setembro – Independência do Brasil”.

E representando a EMEF “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo”, com a presença da diretora Maria Aparecida de Almeida, da coordenadora pedagógica Débora de Oliveira e das professoras responsáveis Ione Takenouchi Bieco e Rosana Godoy, as alunas do 3º ano B, Kemilly Vitória Machado, Maria Júlia de Oliveira Soares e Larissa Quevedo, do 3º Ano C, Ana Vitória Oliveira Sperandio, do 4º ano C, Beatriz Iafelix Maciel e Adrieli Lima dos Santos, do 4º ano D, Yasmin G. Souza e Yasmin F. de Oliveira, do 5º ano A, Esthefany Araújo Ferreira, Amanda Rodrigues, Ariane Isabelly Rodrigues e Ingrid Vitória Campeão, e do 5º ano B, Carolina Fontanezi Provasi, apresentaram a música “Aquarela do Brasil”, escrita pelo compositor mineiro Ary Barroso, em 1939.

Antecedendo o encerramento da cerimônia, houve a execução do Hino à Tatuí, com letra de Paulo Cerqueira Luz e música de Maria Ruth Luz. Durante a solenidade, os Hinos foram interpretados pelos cantores Tiago Gonçalves, Edson Thiago Cardoso, Gabriel da Rocha e Juan Martins Gonzales.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PRAZO FINAL PARA ENTREGA DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DOS SEIS EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO É ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (29/11)

O contemplado que não apresentar este Relatório de Execução, ficará inabilitado de participar de futuros editais no âmbito municipal pelo prazo de três anos e responderá pelo uso indevido de recursos públicos.

EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DESTACA A CONEXÃO ESPIRITUAL E CULTURAL DAS TRADIÇÕES AFRICANAS COM O BRASIL

Denominada “Conscientização e valorização da cultura negra”, a mostra conta com um acervo exclusivo de máscaras africanas e indígenas, confeccionadas com materiais típicos e repletas de simbolismo.

NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”, AUTOR TATUIANO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO SOBRE FORMAÇÃO DE ESPECTADORES E ACESSIBILIDADE EM TEATRO

Thiago de Castro Leite, que é ator, pesquisador e pedagogo teatral, lançará a obra “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo