3. Saúde
  5. SEGUNDO CASO DE SARAMPO É CONFIRMADO EM TATUÍ E PREFEITURA ESTÁ FORNECENDO VACINA NAS UNIDADES…

SEGUNDO CASO DE SARAMPO É CONFIRMADO EM TATUÍ E PREFEITURA ESTÁ FORNECENDO VACINA NAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO

Vacinação contra o sarampo deve seguir o Calendário Nacional de Vacinação, determinado pelo Ministério da Saúde

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, comunica que foi confirmado o segundo caso de sarampo no município neste ano. Trata-se de uma menina de 2 meses de vida, moradora da Vila Angélica, que já recebeu atendimento médico e passa bem.

A equipe da Vigilância Epidemiológica realizou o bloqueio e a varredura no bairro. Até o presente momento, 16 casos aguardam resultado por parte do Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Apesar de a situação estar sob controle, a Secretaria de Saúde ressalta a importância de a população verificar se está com a carteira de vacinação em dia. A vacina contra o sarampo está disponível nas Unidades de Saúde do município.

Os pais de crianças que tenham entre 6 e 11 meses de vida devem levá-las até a Unidade de Saúde mais próxima para tomar a dose extra da vacina. Porém, essa dose extra não é válida como dose de rotina, e os pais devem levar a criança novamente para ser vacinada quando ela tiver entre 12 e 15 meses de vida.

Os adolescentes e adultos jovens até 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina, e os adultos de 30 até 59 anos de idade, pelo menos uma dose, comprovada na carteira de vacinação. Esta vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas (que nasceram com alguma deficiência imunológica).

A vacinação contra o sarampo deve seguir o Calendário Nacional de Vacinação, determinado pelo Ministério da Saúde. As pessoas que já foram vacinadas, de acordo com sua faixa etária, não precisam receber uma nova dose da vacina.

Dias de Vacinação – Às segundas-feiras, a vacina contra o sarampo é aplicada das 8h às 16h, nas seguintes Unidades de Saúde: ESF da Vila Santa Luzia e ESF da Vila Angélica. Já na UBS do bairro dos Mirandas e na UBS do Jardim Santa Cruz, o atendimento é das 8h às 13h.

Às terças-feiras, a vacinação ocorre das 8h às 16h, em três Unidades de Saúde: ESF do Jardim Rosa Garcia, ESF do Jardim Santa Rita de Cássia e UBS da Vila Dr. Laurindo.

Às quartas-feiras, a vacina está disponível à população das 8h às 16h, nas seguintes Unidades de Saúde: UBS Central, ESF do Jardim Tóquio e UBS do bairro Valinho. Já na UBS do Congonhal, a vacinação é disponibilizada das 8h às 13h.

Às quintas-feiras, há vacinação em duas Unidades de Saúde, ambas com atendimento das 8h às 16h. São elas: ESF do Jardim Gonzaga e UBS da Vila Esperança.

E às sextas-feiras, também das 8h às 16h, a vacina é aplicada na UBS do São Cristóvão e na ESF do CDHU.

É essencial que cada pessoa verifique sua caderneta de vacinação e busque se informar se já se vacinou contra o sarampo. Em caso de dúvidas, a recomendação é que a pessoa procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou ligue para o telefone: (15) 3259-6358.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.