3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. NOITE DE AUTÓGRAFOS NO MUSEU “PAULO SETÚBAL” MARCA O LANÇAMENTO DO LIVRO “O ARQUEIRO DOURADO”,…

NOITE DE AUTÓGRAFOS NO MUSEU “PAULO SETÚBAL” MARCA O LANÇAMENTO DO LIVRO “O ARQUEIRO DOURADO”, DE RENATO J. MELLO

Renato J. Mello é tatuiano. Formado em Direito, advogou por 7 anos e, atualmente, é servidor público. É autor da obra “O Arqueiro Dourado – As Crônicas dos Halos Folclóricos”, lançado pela editora Viseu

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, promoveu, nesta quarta-feira (21/08), uma noite de autógrafos, com o lançamento do livro “O Arqueiro Dourado – As Crônicas dos Halos Folclóricos”, do escritor e advogado Renato J. Mello, publicado pela editora Viseu.

O evento contou com a presença do diretor do Departamento de Cultura e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna, do técnico de preservação e restauração do Museu, Thony Guedes, dos agentes culturais Maria Augusta Barbará e Rogério Miranda, além de profissionais da imprensa local, e amigos e familiares do escritor Renato J. Mello.

Na ocasião, Rogério Vianna parabenizou Renato e comentou acerca da data de lançamento do livro, que foi estabelecida por meio de uma parceria entre o Museu e o escritor, com o objetivo de valorizar o Dia do Folclore, celebrado nesta quinta-feira (22/08). Isso porque a obra literária é composta de uma narrativa que apresenta figuras folclóricas.

Já o escritor Renato J. Mello disse que a coragem de realizar o lançamento oficial de sua primeira obra surgiu devido ao estímulo da atual gestão no que diz respeito ao fomento da cultura. Em seu discurso, ele agradeceu o incentivo da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, e, também, a toda equipe gestora do Museu, pelo apoio na divulgação de seu livro.

Após o pronunciamento de Renato, todas as pessoas presentes puderam apreciar a apresentação do coral “Amici Cantori”, sob a regência de Marcos Baldini. O evento foi aberto a toda a população e os interessados puderam adquirir um exemplar autografado pelo autor do livro.

Enredo – O livro, do gênero aventura e fantasia, retrata que após constantes catástrofes assolarem o planeta Terra, modificando a geografia continental, surgiram os folclores, que passaram a conviver com os humanos sobreviventes e os feiticeiros, divididos entre os do bem (magos) e os do mal (bruxos). O modo de vida era semelhante ao que um dia fora conhecido como período medieval, embora certo conhecimento tecnológico estivesse presente na sociedade em prol da sustentabilidade.

A Mãe Natureza, fenômeno que protegia o equilíbrio terrestre, criou, a partir dos folclores e sob a influência da lua, os Halos Folclóricos que, de tempos em tempos, reacendiam-se a fim de impedir ameaças iminentes ao planeta.

No segundo reacender desses halos, décadas depois de sua primeira aparição na Terra, é que Hugo Dhuí Luz, aprendiz na Liga dos Guardiões, descobre, por meio de seu mentor, Mestre Tarsila, que deverá partir para outro reino (Fartura), onde terá a missão de, a cada lua cheia, encontrar tais halos e mantê-los em segurança, até que cada ser destinado pela Mãe Natureza se apresente como seu guardião e se una a seu respectivo halo.

Em sua missão, Hugo se deparará com sacis e o temível Boitatá, além de bruxas interessadas em se apoderar dos halos. Conhecerá Lara, uma jovem inocente acusada de matar o próprio pai, e que possui um dom, relacionado aos folclores, que muito lhe será útil em sua aventura. Encontrará o Arco e Flecha de Ouro em meio a um torneio pela mão da princesa de Fartura, enquanto investigará o sumiço das Adagas de Esmeralda (ambos, Halos Folclóricos), presenciando, do reacender do halo dourado, o efeito causado sobre a lua. Terá que protegê-lo da ganância de homens e sacis, contando com a ajuda de seu fiel companheiro Renus e dos sobrinhos de Baronesa Alethéa, que o acolhe nesse desconhecido reino.

Por fim, desbravará a Floresta das Araras e o Pântano do Fogo-Fátuo, passando por uma tribo indígena, em busca do verdadeiro guardião a ser reconhecido pelo folclore que o protege, tendo o desafio de controlar sua expectativa de se tornar tal eleito, conhecido outrora como “O Arqueiro Dourado”.

Sobre o autor – Renato J. Mello é tatuiano, nascido em 1983, casado e pai de dois meninos. Formado em Direito, advogou por 7 anos e, atualmente, é servidor público. Sua infância e adolescência foram regadas pelo contato com a natureza.

Nas férias e aos fins de semana, seguia da zona urbana ao mundo rural, desfrutando de banhos em cachoeiras e trotes no lombo de cavalo. Seus dedos eram recheados de terra, devido ao plantio de árvores.

Tais experiências o inspiram em suas narrativas. A leitura sempre o acompanhou, transitando por diferentes estilos literários, incentivando-o a tal ponto em sua imaginação que a escrita se tornou uma necessidade prazerosa a fluir.

é autor da obra “O Arqueiro Dourado – As Crônicas dos Halos Folclóricos”, lançado pela editora Viseu.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.