Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. EXPOSIÇÃO “CENOGRAFIA DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ”, DE JAIME PINHEIRO, ABRE A “77ª SEMANA PAULO SETÚBAL”

EXPOSIÇÃO “CENOGRAFIA DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ”, DE JAIME PINHEIRO, ABRE A “77ª SEMANA PAULO SETÚBAL”

Publicado em:

Exposição, que tem como objetivo apresentar a importância do uso dos recursos cênicos, permanecerá aberta para visitação até o dia 29/09, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizou, nesta quinta-feira (01/08), no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a abertura da “77º Semana Paulo Setúbal”, em parceria com o Conservatório de Tatuí e com a Abaçaí Cultura e Arte. O evento é realizado desde 1943 e neste ano acontecerá até a próxima quinta-feira (08/08), com um vasto número de atividades.

Além da abertura das festividades em comemoração ao aniversário de 193 anos de Tatuí e de 65 anos do Conservatório de Tatuí, na ocasião, também teve início a exposição “Cenografia do Conservatório de Tatuí”, sob curadoria do cenógrafo Jaime Pinheiro, que conta com a parceria do Conservatório de Tatuí e da Abaçaí Cultura e Arte e com o apoio cultural da Cooperativa de Consumo (Coop).

Estiveram presentes no evento o secretário de Cultura e Turismo, Cassiano Sinisgalli, o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Ary Araújo Júnior, o diretor financeiro do Conservatório de Tatuí, Luiz Carlos Vinha, o diretor do Departamento de Cultura e gestor do Museu “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna, a coordenadora do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Fernanda Mendes, o figurinista do Conservatório de Tatuí, Carlos Alberto Agostinho, o técnico de preservação e restauração do Museu, Thony Guedes, os agentes culturais Maria Augusta Barbará e Rogério Miranda, profissionais da imprensa local, além de artistas de diversos segmentos culturais, personalidades e amigos do cenógrafo Jaime Pinheiro, que está à frente da Cenografia do Conservatório de Tatuí desde 1985.

A exposição tem como objetivo apresentar a importância do uso dos recursos cênicos e permanecerá aberta para visitação até o dia 29/09, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Museu está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Agendamento, pelo fone (15) 3251-4969, ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

Sobre o Cenógrafo Jaime Pinheiro – Graduado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas e especialização em Design, Jaime Pinheiro foi professor de Cenografia e Teatro de Animação, na Universidade de Sorocaba (Uniso), de 2008 a 2010 e em 2012.

Desde 1990, atua como cenógrafo no Conservatório de Tatuí, projetando e executando cenários para concertos, shows, festivais e teatro. Também no Conservatório de Tatuí, Jaime Pinheiro leciona o curso de Cenografia e Adereços.

Foi professor de Desenho, Técnicas de Materiais Expressivos, Fundamentos da Expressão Artística, Desenho de Observação e Cenografia, na Associação de Ensino Tatuiense, de 1996 a 2010.

Ao longo de sua carreira artística, Jaime Pinheiro participou de diversos projetos para teatros, shows musicais, espetáculos de dança, teatros de animação, e realizou diversos outros eventos para grupos artísticos como: Esparrama, Cia. Mútua, Coletivo Cê, TV Cultura, Encantoria, Balleteatro Mônica Minelli e Fred Astaire e Pindorama. Dentre seus trabalhos mais notáveis estão: Festival de Inverno de Campos do Jordão; Livro de Rua; TV Cultura; Prelúdio; Prêmio “Carlos Gomes”; “Esparrama pela Janela”; “Ser Tão Brasileiro”; e “Um Príncipe chamado Exupéry”.

Jaime Pinheiro também atuou na parte de direção, cenografia e bonecos dos espetáculos: “Pedro e o Lobo” (Teatro São Pedro – Oferenda Musical 2009) e “Cruzada de Crianças” (2009). Bonecos, cenografia, figurinos e adereços para Ingrid Koudela (Espetáculos de 2008, 2009, 2010 e 2012) e nas óperas: “Dido e Enéias”, de Henry Purcell (2009), “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (2011), e “A Peste e o Intrigante”, de Mário Ficarelli (1985).

O cenógrafo também atua no desenvolvimento de pesquisas na área de Teatro de Animação, com trabalhos apresentados em São Paulo, Santa Catarina e Portugal. Além disso, trabalha de maneira autônoma como ilustrador de Artes Gráficas, e em projetos especiais na área de Design, como troféus, móveis, ambientes e arquitetura, como por exemplo o saguão do Conservatório de Tatuí.

Sua carreira também é marcada pela realização das instalações cenográficas do Museu Histórico de Tatuí e por ter sido coordenador do “Festival Estadual de Cururu”, promovido pelo Conservatório de Tatuí.

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo