Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. MAIS DE 240 TESTES DE DETECÇÃO DE HEPATITES FORAM REALIZADOS NO ÚLTIMO SÁBADO, NA PRAÇA…

MAIS DE 240 TESTES DE DETECÇÃO DE HEPATITES FORAM REALIZADOS NO ÚLTIMO SÁBADO, NA PRAÇA DA MATRIZ

Publicado em:

Desde o início da campanha “Julho Amarelo”, foram realizados 326 testes em Tatuí.

A Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Saúde – através do Ambulatório de Infectologia e da Vigilância Epidemiológica – e de Educação, em parceria com o Rotary Club, realizou, na manhã do último sábado (27/07), na Praça da Matriz, a campanha “Julho Amarelo”, idealizada pelo Ministério da Saúde.

Na ocasião, foram realizados testes rápidos para a detecção de hepatites B e C. No total, foram feitos 247 testes (167 testes a mais que em 2018), dos quais dois obtiveram resultado reagente, e os pacientes foram encaminhados para o Ambulatório de Infectologia, a fim de receberem acompanhamento e tratamento médico.

Desde o início da campanha “Julho Amarelo”, foram realizados 326 testes em Tatuí, e as pessoas que, por qualquer motivo, ainda não conseguiram fazer o teste, podem comparecer em qualquer Unidade Básica de Saúde do município, no Ambulatório de Infectologia ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) até esta terça-feira (30/07).

O Ambulatório de Infectologia é aberto à população de segunda a sexta-feira, em horários que variam entre 8h e 16h, de acordo com o dia da semana e com a escala de atendimento em vigor. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-1564. As Unidades Básicas de Saúde de Tatuí realizam o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção das unidades do Santa Cruz, Congonhal e Mirandas, que atendem das 8h às 13h. Mais informações, com a equipe da Secretaria de Saúde, pelo telefone: (15) 3305-8855.

Sobre a campanha “Julho Amarelo” – Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado, e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, além de álcool e de outras drogas, bem como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

O tratamento para hepatites virais (hepatite B e hepatite C) é realizado gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS), para todos os pacientes portadores, independentemente do grau de comprometimento hepático, e inclui o retratamento, para os pacientes que não obtiveram a resposta virológica sustentada em tratamentos anteriores.

Como forma de prevenção, o município de Tatuí realiza diariamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde, no Ambulatório de Infectologia e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ações de orientação ao público acerca da doença, por meio de palestras, feiras de Saúde, aconselhamentos, testes rápidos e da distribuição de insumos, como preservativos masculinos e femininos, vacina contra a hepatite B e a realização de campanhas recomendadas pelo Ministério da Saúde para a prevenção das hepatites.

Compartilhe:

Outras

Notícias

1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO PEZINHO PARA A SAÚDE INFANTIL

O Teste do Pezinho é fundamental para a detecção precoce de doenças raras, permitindo intervenções rápidas e aumentando as chances de tratamentos eficazes.

NÃO FIQUE DE FORA! INSCREVA SUA EMPRESA DO SETOR DE TURISMO NO CADASTUR E AMPLIE AS OPORTUNIDADES

A inscrição no Cadastur é obrigatória para segmentos como meios de hospedagem, acampamentos turísticos, agências de viagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e guias de turismo.

PREFEITURA AVANÇA COM OBRAS DE INFRAESTRUTURA E INTENSIFICA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NO MÊS DE MAIO

Ao todo, 2.484 buracos foram tapados, promovendo melhores condições de tráfego em 108 vias, distribuídas em mais de 30 bairros da cidade.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.