1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. MAIS DE 240 TESTES DE DETECÇÃO DE HEPATITES FORAM REALIZADOS NO ÚLTIMO SÁBADO, NA PRAÇA…

MAIS DE 240 TESTES DE DETECÇÃO DE HEPATITES FORAM REALIZADOS NO ÚLTIMO SÁBADO, NA PRAÇA DA MATRIZ

Publicado em:

Desde o início da campanha “Julho Amarelo”, foram realizados 326 testes em Tatuí.

A Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Saúde – através do Ambulatório de Infectologia e da Vigilância Epidemiológica – e de Educação, em parceria com o Rotary Club, realizou, na manhã do último sábado (27/07), na Praça da Matriz, a campanha “Julho Amarelo”, idealizada pelo Ministério da Saúde.

Na ocasião, foram realizados testes rápidos para a detecção de hepatites B e C. No total, foram feitos 247 testes (167 testes a mais que em 2018), dos quais dois obtiveram resultado reagente, e os pacientes foram encaminhados para o Ambulatório de Infectologia, a fim de receberem acompanhamento e tratamento médico.

Desde o início da campanha “Julho Amarelo”, foram realizados 326 testes em Tatuí, e as pessoas que, por qualquer motivo, ainda não conseguiram fazer o teste, podem comparecer em qualquer Unidade Básica de Saúde do município, no Ambulatório de Infectologia ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) até esta terça-feira (30/07).

O Ambulatório de Infectologia é aberto à população de segunda a sexta-feira, em horários que variam entre 8h e 16h, de acordo com o dia da semana e com a escala de atendimento em vigor. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-1564. As Unidades Básicas de Saúde de Tatuí realizam o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção das unidades do Santa Cruz, Congonhal e Mirandas, que atendem das 8h às 13h. Mais informações, com a equipe da Secretaria de Saúde, pelo telefone: (15) 3305-8855.

Sobre a campanha “Julho Amarelo” – Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado, e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, além de álcool e de outras drogas, bem como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

O tratamento para hepatites virais (hepatite B e hepatite C) é realizado gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS), para todos os pacientes portadores, independentemente do grau de comprometimento hepático, e inclui o retratamento, para os pacientes que não obtiveram a resposta virológica sustentada em tratamentos anteriores.

Como forma de prevenção, o município de Tatuí realiza diariamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde, no Ambulatório de Infectologia e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ações de orientação ao público acerca da doença, por meio de palestras, feiras de Saúde, aconselhamentos, testes rápidos e da distribuição de insumos, como preservativos masculinos e femininos, vacina contra a hepatite B e a realização de campanhas recomendadas pelo Ministério da Saúde para a prevenção das hepatites.

Compartilhe:

Outras

Notícias

AUDITÓRIO DO NEBAM RECEBE CONCERTO DE NATAL DA ORQUESTRA “NOTAS BRILHANTES”

O evento, com entrada gratuita, promete encantar o público com um repertório variado, incluindo a sofisticação da música clássica e a leveza de peças populares.

GRUPO DE TRABALHO, ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) SUSPENDE ATIVIDADES TEMPORARIAMENTE

O recesso administrativo seguirá até o dia 13 de janeiro de 2025.

NO PERÍODO DE 30 DIAS, 18 CASOS DE DENGUE SÃO REGISTRADOS EM TATUÍ, SENDO 16 AUTÓCTONES E 2 IMPORTADOS

Neste ano de 2024, a cidade tem um total de 871 casos da doença, sendo 770 autóctones e 101 importados.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo