Termina neste domingo (21/07) o período de visitação da exposição fotográfica “Douceur Illustrée” (Doçura Ilustrada), de Débora Holtz, realizada no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, em parceria com a Unimed, e com o apoio cultural da Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce), e, também, da Exposição Coletiva de Artes Plásticas, realizada no Espaço de Exposições do Centro Cultural de Tatuí, em homenagem aos artistas plásticos tatuianos.
A exposição fotográfica “Douceur Illustrée” (Doçura Ilustrada) é aberta ao público das 9h às 17h. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Agendamento, pelo telefone (15) 3251-4969, ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.
Já a Exposição Coletiva de Artes Plásticas é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h. O Centro Cultural está situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro.
Sobre a Exposição Fotográfica “Douceur Illustrée” – A exposição foi idealizada com o intuito de salvaguardar a importância do título de Terra dos Doces Caseiros, atribuído a Tatuí. Os doces caseiros do município se tornaram referência por volta de 1952, quando Dona Belarmina de Campos Oliveira passou a fazê-los em sua residência, utilizando uma modesta cozinha.
Com a ideia de aproveitar as frutas mais comuns, transformando-as em gostosas sobremesas, a produção foi crescendo gradualmente, e passaram a surgir solicitação de encomendas de diversas partes de Tatuí e região. Eram encomendas para festas de batizados, casamentos e aniversários, e foi dessa maneira que, sem o uso de ingredientes químicos, aproveitando apenas as frutas de consumo popular, ficaram famosas as caixinhas de doce ABC (abóbora, batata e cidra).
O mesmo aconteceu com os “pingos doces”, que passaram a ser procurados por pessoas vindas de diversas cidades da região, e até mesmo da capital paulista e de outros estados. Dona Belarmina passou a ser conhecida como a “pioneira do doce caseiro”.
A consolidação da tradição dos doces caseiros fez com que a exposição se materializasse, visto a necessidade que a fotógrafa sentiu de registrar imagens dos doces que seriam expostos pelos doceiros participantes da Feira do Doce de Tatuí em 2017, e que foram utilizados, em sua grande parte, para a divulgação do evento.
Desde então, Débora Holtz passou a visitar os produtores de doces que iriam participar da Feira, e sabendo que o resultado de seu trabalho poderia ser melhor, a fotógrafa decidiu pesquisar e estudar sobre fotografia de alimentos, vindo a se especializar no assunto.
Posteriormente, Débora deu início ao projeto “Douceur Illustrée” (Doçura Ilustrada), que consiste em fotografias de doces, inspirando-se em fotografias de alimentos de fotógrafos europeus, principalmente franceses, cujos trabalhos fotográficos são bastante famosos e a fabricação de doces é delicada. A fotógrafa montou um estúdio para fazer composições particulares para cada doce, montando cenários com louças, talheres e flores. Com o sucesso do projeto, Débora Holtz foi convidada a realizar uma exposição de seu trabalho no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
A fotógrafa – Débora Holtz é natural de Sorocaba, e mudou-se para Tatuí ainda criança. Apaixonada por fotografia, iniciou seus estudos na área em 2012, no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Especializou-se em fotografia newborn (fotografias de recém-nascidos), experiência que lhe proporcionou ótimos resultados.
Entre 2015 a 2018, trabalhou cobrindo eventos importantes da cidade. Neste período, Débora participou de diversos workshops, entre eles o “De Comer com os Olhos”, que despertou o interesse da fotógrafa pela área gastronômica.
Atualmente, Débora Holtz segue carreira autônoma, realizando trabalhos autorais para diversos seguimentos. Suas fotografias estão disponíveis em plataformas digitais, como Instagram e Facebook.
Sobre a Exposição Coletiva de Artes Plásticas – Reunindo obras de 14 artistas tatuianos, entre desenhistas, pintores e escultores de todas as tendências, a exposição remete ao Dia do Artista Plástico, celebrado em 8 de maio. Para comemorar essa data, o Departamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, abriu um edital para uma exposição coletiva, com o objetivo de valorizar os artistas plásticos da cidade.
As personalidades das artes plásticas de Tatuí que disponibilizaram obras para essa exposição coletiva são: Ari Hoffmann, Carmelina Monteiro, Célia Marteletto, Diego Dedablio, Edson Alves, Hudson Felipe de Almeida, Maria Eugênia, Maria Godoy, Marileni Zaccarelli, Marli Fronza, Mingo Jacob, Priscila Simões, Rafael Sangrador e Teresinha de Oliveira Pinto.