Termina na próxima quarta-feira (17/07) o prazo para a inscrição dos interessados em participar gratuitamente do Ciclo da Gestão Cultural, promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, em parceria com as Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pelo POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, que acontecerá no dia 20/07 (sábado).
Realizado pelo segundo ano em Tatuí, o Ciclo da Gestão Cultural integra atividades de mentoria, políticas públicas, planejamento, elaboração, comunicação, captação de recursos e avaliação de projetos culturais.
O Ciclo contará com as seguintes atividades: das 9h às 10h, será realizada a palestra “Sustentabilidade e Gestão de Negócios Culturais”, ministrada por Daniele Torres. Um dos principais desafios na economia da cultura é desenvolver uma visão empreendedora que permita a construção de ações mais sustentáveis, unindo propostas artísticas e culturais potentes a uma visão de negócios adequada, e por isso, serão discutidos na palestra quais perfis e habilidades são necessários para um empreendimento criativo, considerando posicionamento e diferencial de mercado no contexto atual.
Logo após, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h, acontecerá o workshop “BR-SP: Presente e Futuro de Políticas Públicas de Cultura”, ministrado por Inti Queiroz. O workshop tem o intuito de levar as pessoas a refletirem sobre o atual contexto da Cultura no Brasil e no Estado de São Paulo, por meio da abordagem de um amplo panorama, apresentando histórico, perspectivas, programas, leis de incentivo, editais e tendências sobre políticas culturais estruturantes.
Os interessados em participar da palestra “Sustentabilidade e Gestão de Negócios Culturais” e do workshop “BR-SP: Presente e Futuro de Políticas Públicas de Cultura” devem se inscrever, gratuitamente, até o dia 17/07 (quarta-feira), pelo site: https://bit.ly/2JAxgMO. é importante não deixar para a última hora, porque existem apenas 30 vagas disponíveis.
Ainda no dia 20/07, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h, também haverá a “Mentoria de Projetos Culturais”, ministrada por Daniele Torres, que já está com o número de vagas esgotado. A partir da imersão no projeto do realizador cultural selecionado, a mentoria tem como objetivo analisar as principais questões que impactam seu negócio criativo, como qual a demanda ou oportunidade que justifica a ação, a proposta de valor e o público-alvo, oferecendo soluções práticas e buscando identificar produtos e serviços que possam trazer maior sustentabilidade para a ação.
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Agendamento, pelo telefone (15) 3251-4969, ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.
Profissionais atuantes no Ciclo da Gestão Cultural de Tatuí
Daniele Torres – Pós-graduada em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Tem mais de 20 anos de carreira, e já atuou como museóloga, produtora e gestora de espaços culturais e organizações sociais. é especializada em leis de incentivos fiscais, planejamento estratégico e captação de recursos, e também foi gestora de patrocínios de grandes corporações e diretora-gerente do Instituto AES.
Inti Queiroz – Linguista, filóloga e produtora cultural. Também é doutora e mestre em Letras pela USP, com pesquisa sobre as Políticas Culturais Brasileiras Contemporâneas. Além de docente dos cursos de Gestão Cultural da PUC-SP e da Unicamp, ministra cursos livres na Escola Cultura e Mercado e nas unidades do Sesc São Paulo.