3. Saúde
  5. ESF DO JARDIM SANTA RITA DE CÁSSIA REALIZA REUNIÃO COM LÍDERES RELIGIOSOS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE…

ESF DO JARDIM SANTA RITA DE CÁSSIA REALIZA REUNIÃO COM LÍDERES RELIGIOSOS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE CASOS DE DESACATO

A reunião foi realizada devido a diversos casos de desacato, por parte de usuários, a médicos, enfermeiros e funcionários de modo geral, que ocorreram nos últimos meses.

Diretores e funcionários da Estratégia Saúde da Família (ESF) “Roseli de Oliveira Camargo”, do Jardim Santa Rita de Cássia, pertencente a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, promoveram uma reunião com líderes religiosos de diversas denominações na tarde desta quinta-feira (04/07), na sede da Unidade de Saúde.

A reunião foi realizada devido a diversos casos de desacato, por parte de usuários, a médicos, enfermeiros e funcionários de modo geral, que ocorreram nos últimos meses, tanto dentro da Unidade de Saúde quanto em publicações em redes sociais.

Representantes de 14 instituições religiosas do bairro compareceram na reunião, a convite da ESF, para conhecerem as instalações da Unidade de Saúde, o funcionamento de cada setor e discutirem ideias com o objetivo de identificar as principais necessidades dos moradores do bairro, e então promover melhorias no atendimento.

De acordo com as enfermeiras da unidade de saúde, Pauliane de Souza Jardim Pires de Melo e Eliana Mari de Moura, atualmente, quatro processos tramitam na Justiça, devido a casos de desacato a seus servidores, e o número só não é maior porque outros casos não teriam sido registrados às autoridades policiais. Depois de várias tentativas de coibir esse problema, através de palestras educativas e preventivas, deu-se a necessidade de convidar os líderes religiosos do bairro, para ajudar a explicar, não só aos fiéis, mas para toda a população local, o funcionamento da Unidade de Saúde, a fim de evitar eventuais novos casos de agressão aos servidores.

Os atendimentos realizados na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia são os seguintes: Médicos da Saúde da Família; Médico Ginecologista/Obstetra; Pediatra; Psicólogo; Fisioterapeuta; Nutricionista; Dentistas; Auriculoterapia; Acupuntura; Educador Físico; e Assistente Social.

Os números de atendimentos realizados pela Unidade de Saúde no último mês de junho foram os seguintes: Médicos (1.262); Vacina (2.676); Farmácia (2.468); Enfermeiras (1.550); Enfermagem (9.575); Dentistas (553); Fisioterapia (144); Psicólogo (50); A.C.S (2.795); Visitas enfermeira (22); Visitas Enfermagem (82); Visita Médica (20); e Grupos Educativos (12).

São atendidos pacientes dos bairros Santa Rita de Cássia, CDHU “Osvaldo Del Fiol”, CDHU “Mário dos Santos”, Tanquinho, Jardim Novo Horizonte, Jardim Gramado, Campinho, Queimador, Congonhal e Residencial Vida Nova (Pacaembu). No total, são aproximadamente 23 mil habitantes atendidos, incluindo cerca de 80 pacientes acamados todos os meses.

Ao término da reunião, a enfermeira Pauliane de Souza Jardim Pires de Melo disse que o encontro “foi um sucesso”, e classificou o resultado da conversa como “muito produtivo”.

Com essa nova tentativa de aproximação com a população, a ESF “Roseli de Oliveira Camargo” reforça o seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus pacientes, e mesmo com eventuais contratempos que possam ocorrer no dia a dia, seus colaboradores não medirão esforços para oferecer um atendimento digno a todos os usuários.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.