Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Fundo Social
  4. »
  5. FUSSTAT TEM MÊS DE MAIO REPLETO DE ATIVIDADES, COM CURSOS NAS ÁREAS DE ALIMENTAÇÃO E…

FUSSTAT TEM MÊS DE MAIO REPLETO DE ATIVIDADES, COM CURSOS NAS ÁREAS DE ALIMENTAÇÃO E BELEZA, ALÉM DE VÁRIAS FORMATURAS

Publicado em:

Entre as formaturas do mês, foi realizada a formatura de 19 alunos, do curso de Manicure, do Espaço da Beleza.

O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT) realizou muitas atividades no decorrer do mês de maio. Cursos nas áreas de alimentação e beleza, além de formaturas estiveram entre a ações promovidas entre o dia 02 e esta sexta-feira (31/05).

Abrindo as atividades do mês, no dia 02/05 (quinta-feira), foi realizada a formatura do curso de Reaproveitamento de Alimentos, no Centro de Capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia. A solenidade contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do gerente da Coop (Cooperativa de Consumo), Rodrigo Santos Corrêa, e da coordenadora do Banco de Alimentos, Débora Camargo, e na ocasião, 11 alunos receberam o diploma. Ministrado pelas professoras Lia e Janete, o curso ensinou os alunos a criar receitas saudáveis e saborosas, reaproveitando alimentos.

Nos dias 16 e 17/05 (quinta e sexta-feira), aconteceu o curso gratuito “Uso de Condimentos na Gastronomia”, promovido pelo Sindicato Rural de Tatuí junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SP), em parceria com o FUSSTAT, no Centro de Capacitação da Vila Esperança, que contou com 17 alunos. O instrutor Thiago Iwamizu, de Porangaba, ministrou aulas teóricas e práticas, ensinando os alunos a fazerem vários tipos de preparos, entre eles, uma refeição completa, patês, molhos e conservas, resgatando hábitos saudáveis de alimentação, através da adição de condimentos ao preparo das refeições essenciais para o dia a dia, contribuindo para o enriquecimento nutricional das famílias, além do aprendizado de técnicas de higiene e manipulação.

Entre os dias 20 e 22/05 (segunda, terça e quarta-feira), houve o curso gratuito “Processamento Artesanal de Frutas – Técnicas”, promovido pelo Sindicato Rural de Tatuí junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SP), em parceria com o FUSSTAT, realizado no Centro de Capacitação da Vila Esperança. O curso foi ministrado pelo instrutor Mario Eduardo Fumes, e contou com a participação de 16 alunos, que aprenderam, na teoria e na prática, a transformar frutas em produtos como geleia, doces, caldas e compotas cristalizadas, utilizando técnicas artesanais voltadas para o consumo familiar.

Já no dia 21/05 (terça-feira), 15 alunos participaram do curso “Faça e Lucre – Bolos Caseiros”, na sede do Projeto Cozinha Solidária, com a culinarista Renata Daleffe, em parceria com a marca de chocolates, doces e confeitos Mavalério. Os alunos aprenderam a fazer saborosos bolos caseiros, com massas fofinhas, caldas e coberturas deliciosas, além de opções em fatias e no pote. Com o auxílio de uma apostila contendo dicas de precificação, vendas e decorações, foram ensinadas receitas de Bolo de Fubá com Coco Cremoso, Bolo de Chocolate com Café, e Bolo de Limão Trufado.

O dia 27/05 (segunda-feira) foi marcado pela abertura do Curso de Desenho de Moda, com a professora Anna Laura Saroba, realizado no Centro de Capacitação do CDHU, com 9 alunos. A abertura do curso teve a presença da presidente do FUSSTAT, Sônia Ribeiro, da coordenadora geral Graça Lima, da coordenadora de Costura, Cristiane Gonçalves, e da professora da Escola da Moda, Meire Zanaroli. Na primeira aula, a professora explicou sobre os materiais que se seriam usados para um desenho livre. Depois, cada aluno confeccionou seu desenho, para entender os traços.

No dia 29/05 (quarta-feira), ocorreu a abertura de outros dois cursos. O primeiro foi o curso de Bolo em 3 módulos, ministrado pela professora Janete, no Centro de Capacitação do CDHU, com 23 alunos. No início do curso os alunos aprenderão a fazer massa branca e massa de chocolate para bolos; no segundo bloco técnicas de recheios variados; e no terceiro bloco a parte de confeitaria, com várias formas e técnicas para confeitar um lindo bolo. Já o segundo foi o curso de Panificação, no Centro de Capacitação da Vila Esperança, com a participação de 13 alunos. Na aula inaugural, os alunos aprenderam, com a professora Rúbia, a fazer Pão Rasgado, que é um pão trançado e recheado com mortadela, muçarela e orégano.

Ainda na quarta-feira (29/05), foi realizada a formatura dos alunos do curso de Tortas, no Centro de Capacitação da Vila Angélica, com a professora Lia. Na ocasião, 15 alunos receberam o certificado que atesta que os mesmos estão aptos e qualificados para ingressar ou reingressar no mercado de trabalho.

Outra turma do curso de Bolo em 3 módulos, com a professora Janete, teve início nesta quinta-feira (30/05), no Centro de Capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia, e a participação de 18 alunos.

Também na quinta-feira (30/05), houve a formatura da turma do curso de Panificação, ministrado pela professora Rúbia, no Centro de Capacitação do CDHU. No total, 13 alunos receberam o diploma, e a solenidade contou com a presença da presidente do FUSSTAT, Sônia Ribeiro.

E para fechar o mês, na sexta-feira (31/05), foi realizada a formatura da turma, com 19 alunos, do curso de Manicure, do Espaço da Beleza.

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ APRESENTA RESULTADOS DA MURALHA DIGITAL EM FÓRUM REGIONAL SOBRE CIDADES INTELIGENTES

O prefeito Miguel é um dos palestrantes confirmados no evento que reunirá prefeitos, gestores e servidores públicos na próxima semana, em Sorocaba, para tratar da transformação digital das administrações municipais.

MAIS DE 1900 PORÇÕES DE DROGAS SÃO APREENDIDAS PELA GCM DE TATUÍ EM AÇÕES DE PATRULHAMENTO

As ações ocorreram em diferentes bairros da cidade, com destaque para as regiões do Jardim Wanderley, Vila São Lázaro e Vila Esperança.

100 DIAS DE GOVERNO: INVESTIMENTOS NO TURISMO FORTALECEM ECONOMIA LOCAL

Entre os destaques estão o lançamento do “Roteiro Turístico & Gastronômico de Férias”, a realização do “Tatuí Folia 2025 – O Carnaval da Família” e da “2ª Feira da Mulher Empreendedora” e melhorias na infraestrutura dos prédios e praças culturais.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.