Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. I SARAU AFRO “RESISTÊNCIAS QUILOMBOLAS” ENCERRA A PROGRAMAÇÃO DA 17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

I SARAU AFRO “RESISTÊNCIAS QUILOMBOLAS” ENCERRA A PROGRAMAÇÃO DA 17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Publicado em:

A Prefeitura de Tatuí, por meio do seu equipamento de Cultura, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, encerrou a 17º Semana Nacional de Museus no último domingo (19/05), com uma rica programação desenvolvida pela agência Akoma – Projetos Educacionais e Sociais, que promoveu o I Sarau Afro de Tatuí – “Resistências Quilombolas”. O evento contou com o apoio da COOP – Cooperativa de Consumo, do Educrescere, da Fatec Tatuí, da Justiça Restaurativa e do LGBT+ Tatuí.

Centenas de pessoas de Tatuí e de outras cidades do interior de São Paulo, tais como, Birigui, Boituva, São Paulo, Assis, Itapetininga, Jandira, Salto, Alambari, Iperó, Sorocaba e São Manuel registraram presença, além de moradores de Minas Gerais – dos municípios de Andrelândia e Pouso Alegre – e da Argentina. O presidente do Conselho Editorial da Revista Raça, Maurício Pestana, também estava presente.

“O I Sarau Afro trouxe para Tatuí, em forma de poesia, de canto, de dança, de capoeira, do maracatu, de olhares, de muitas crianças, da presença dos mais velhos e da espiritualidade, a possibilidade de transmitirmos o sentimento de amor entre os presentes”, destacou o diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna.

No evento, aconteceram homenagens a Dito Rolim e a Zé Rolim, com a presença de seus familiares. Na gastronomia destaque para o acarajé, que sempre compõe a Feira de Artesanato “Capital da Música”. As comunidades senegaleza e angolana estavam presentes com seus trajes característicos. Um dos pontos altos do Sarau foi a intervenção educativa da pedagoga Daniela Andrade com o seu projeto afro de contação de histórias, que reuniu crianças, pais e avós.

De acordo com Rosângela Nzuri Lourenço, produtora do evento, “o I Sarau Afro cumpriu com o compromisso de potencializar as narrativas da população negra da cidade, promovendo novos artistas oriundos do Conservatório de Tatuí, do projeto Guri e de outros movimentos da cena musical tatuiana”.

Compartilhe:

Outras

Notícias

BANCO DO POVO DE TATUÍ OFERECE LINHA DE CRÉDITO ESPECIAL PARA MULHERES EMPREENDEDORAS

A iniciativa é voltada para fortalecer e incentivar negócios liderados por mulheres, promovendo mais autonomia financeira e geração de renda.

PEÇA SOBRE CHIQUINHA RODRIGUES, A PRIMEIRA PREFEITA DE TATUÍ, É APRESENTADA PELA DUPLA COMPANHIA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA MULHER

A dramaturgia original tece uma relação dialógica entre fatos históricos e as memórias das muitas “Chiquinhas” que habitam Tatuí, abrindo espaço para reflexões sobre história, identidade e esquecimento.

BRAVO ELECTRO APRESENTA FUSÃO INÉDITA ENTRE MÚSICA CLÁSSICA E ELETRÔNICA NO SESI TATUÍ

Formado por dois violinistas e um violoncelista, o Bravo Electro foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.