3. Segurança Pública e Mobilidade Urbana
  5. TATUÍ REALIZA CAMPANHA “MAIO AMARELO”

TATUÍ REALIZA CAMPANHA “MAIO AMARELO”

Abertura reuniu crianças em solenidade realizada no ginásio de esportes da EMEF “Eunice Pereira de Camargo”.

A Campanha “Maio Amarelo – No Trânsito, O Sentido é a Vida” teve seu início em Tatuí nesta segunda-feira (06/05), pela manhã, no ginásio de esportes da EMEF “Prof.º Eunice Pereira de Camargo”, onde aconteceu uma solenidade, com as presenças do secretário da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior e do secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier da Silva. A realização é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (DMU), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. As atividades são supervisionadas pelo Departamento de Mobilidade Urbana.

Criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, na esteira da determinação da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, a Campanha “Maio Amarelo” é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

De 7 a 10 de maio e de 13 a 16 de maio, nos períodos da manhã e da tarde, serão realizadas palestras educativas sobre o trânsito em escolas da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, oito Escolas Municipais (EMEF “Prof.º Ligia Vieira de Camargo Del Fiol”, EMEF “Prof. Accácio Vieira de Camargo”; EMEF “Prof. José Galvão Sobrinho”, EMEF “Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, EMEF “Prof. José Tomas Borges”, EMEF “Prof. Paulinho Ribeiro”, EMEF “Prof.º Magaly Azambuja de Toledo” e EMEF “Prof.º Teresinha Vieira de Camargo Barros”) receberão o agente de trânsito Augusto. Ele ministrará palestras com uma abordagem lúdica, trazendo informações de forma que as crianças possam aprender brincando. Serão exibidos vídeos educativos, mostrando às crianças como se comportar corretamente no trânsito, fazendo delas um agente fiscalizador dentro da própria família, com o objetivo de torná-los futuros condutores conscientes.

Nos dias 17 e 18 de maio, na Rua José Bonifácio, será realizado um “Pit-Stop”, em parceria com a Yamaha Jet Balbec. Na ocasião, motociclistas serão abordados, para receberem panfletos educativos. Além disso, também será oferecida uma troca de óleo gratuita a todos os motociclistas que aceitarem fazer uma experiência, que consistirá em entrar em um veículo e observar que, devido aos pontos-cegos do carro, muitas vezes, o condutor não consegue ver o motociclista. O objetivo é causar um impacto real, conscientizando o motociclista de que ele precisa praticar a direção defensiva para evitar acidentes.

Ainda nos dias 17 e 18 de maio, na Rua Cel. Aureliano de Camargo, haverá a atividade “Cidade do Trânsito”. Será montado um circuito na rua, para que as crianças possam aprender, na prática, a respeitar as sinalizações de trânsito. As crianças percorrerão o circuito e, no final, receberão uma Carteira de Habilitação fictícia.

Já nos dias 24 e 25 de maio, acontecerá uma Blitz Educativa na Praça da Matriz, realizada em parceria com a CCR SPVias e a EMEF “Eugênio Santos”. As crianças irão fazer um pedágio, para todos os veículos, onde os motoristas receberão panfletos da Campanha “Maio Amarelo”.

A Força Jovem Universal (FJU), da Igreja Universal do Reino de Deus, fará, também na Praça da Matriz, nos dias 17, 18, 24 e 25 de maio, uma ação de conscientização sobre o uso de celular no trânsito. Na oportunidade, motoristas serão abordados e os jovens irão conscientizá-los sobre os perigos de utilizar o celular ao volante. Também será feita uma encenação na faixa de pedestres.

De acordo com o diretor de Mobilidade Urbana de Tatuí, Yustrich Azevedo Silva, o movimento “Maio Amarelo” nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. “Nós continuaremos com as ações que já vêm sendo implantadas no nosso município, mobilizando a sociedade para discutir e promover temas de conscientização e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um no trânsito diário”, afirmou.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.