3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. “NOITE DA SERESTA” TEM INÍCIO COM COMEMORAÇÃO AO JUBILEU DE DIAMANTE DE CELINHA HOLTZ

Celinha Holtz tem 75 anos dedicados a educação e ao trabalho social.

Nesta sexta-feira (15/03), às 19h, no Museu Histórico "Paulo Setúbal", a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, dará início à temporada 2019 do Projeto "Noite da Seresta com Ternura".

A noite será especial em comemoração ao Jubileu de Diamante – 75 anos dedicados a educação e ao trabalho social – da tatuiana Célia Maria Oliveira Holtz, a estimada Celinha Holtz, com uma exposição de fotos sobre a sua vida, que ficará disponível para visitação no Museu até o dia 11 de abril, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A exposição faz parte do Projeto "Ilustres Tatuianos", uma ação colaborativa entre o Museu e o Grupo Seresteiros com Ternura que foca na tradição seresteira, considerada como grande manifestação da cultura brasileira.

Em 2018, os projetos "Noite da Seresta com Ternura" e "Ilustres Tatuianos" passaram a homenagear personalidades do município, entre eles: José Celso Módena, Iracema Medeiros Thomas (Loló), Aurélio Serrão Correa (Hélio Beijo Frio), Simeão Sobral, Maria Inês Camargo, Wilson Bertrami e Roberto Rosendo. Neste ano, dez personalidades estarão recebendo homenagens, que configuram em uma exposição de fotos junto com o histórico de vida, passando a fazer parte do acervo do Museu.

O Museu Histórico "Paulo Setúbal" está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações: (15) 3251-4969.

A homenageada – Célia Maria Oliveira Holtz, filha de Paulo Holtz e Francelina Machado Oliveira Holtz, nasceu em Tatuí aos 06 de março de 1944, na Praça Martinho Guedes (Jardim da Santa), sob as mãos da parteira Dona Malvina.

Fez parte da primeira turma do Jardim da Infância, 1950, situado na Praça da Bandeira. Depois, estudou na Escola Modelo e realizou o Curso de Formação de Professores Primários, entre os anos de 1961 e 1963, e de Aperfeiçoamento, em 1964, no Instituto de Educação "Barão do Suruí".

Em Tatuí, participou, em 1964, do Censo Escolar, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Graduou-se no Curso de Pedagogia pela Faculdade Metropolitana Unidas (FMU) de São Paulo, em 1971, sendo Habilitada em Técnicas e Recursos Auxiliares ao Ensino de Excepcional e Treinamento de Pessoal. Sua formação acadêmica é acrescida com o Mestrado em Tecnologia Educacional, realizado no Instituto de Pesquisas Especiais (INPE) de São José dos Campos. No exterior, realizou, em 1972, o Curso de Especialização em Psicopedagogia, na Louisiana State University – EUA.

Em sua vida profissional realizou Docência de Ensino de 1º Grau entre 1964 e 1972. Atuou na APAE São Paulo em 1972, e no Setor de Treinamento da Pirelli S/A. No Rio Grande do Norte participou como instrutora do Treinamento dos Elementos Pertencentes ao Grupo de Avaliação do INPE.

Teve diversos trabalhos publicados, entre os quais destacam-se: relatório sobre a pesquisa "Efetividade do Guia do Professor", em 1973; "Guia do Professor" (150 programas para a 1º série – TV e 150 programas para a 3º série – Rádio) em 1973 e 1974; proposta de um estudo de observação da interação em sala de aula nas escolas do Projeto SACI/EXERN, em 1975; treinamento de equipe em teleducação para a Secretaria do Rio Grande do Norte, em 1975.

Foi filiada a ABT – Associação Brasileira de Teleducação, em São Paulo. Participou do III Congresso Brasileiro de Deficiência Mental, em 1972, realizado na cidade de Guarujá; da 28º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 1976, na cidade de Brasília; do I Seminário de Análise Ocupacional do SENAI; da II Conferência Brasileira de Educação, em Belo Horizonte, em 1982; no mesmo ano, participou do Curso de Desenvolvimento de Pedagogia Criativa (Método Freinet), realizado na Universidade Federal de Sergipe; e do I Simpósio de Ensino de Física do Nordeste, em 1984.

Ao longo de sua carreira, em 1978, foi professora assistente da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de Campina Grande, no Departamento de Educação e Humanidade; de 1978 a 1981 foi professora visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Comunicação Social; e foi professora assistente Nível IV do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Em Natal permaneceu até a sua aposentadoria. Logo depois, voltou "de mala e cuia" para Tatuí aonde permanece até os dias atuais.

Sua volta para Tatuí foi marcada para os trabalhos sociais: no Jardim Gonzaga e há 10 (dez) anos no Lar São Vicente de Paulo, ocupando diversos cargos na diretoria, onde assumiu a responsabilidade de gerir o Bazar do Lar, que atualmente é a segunda fonte de renda do Lar. Ele acontece toda quinta-feira, das 13h30 às 17h, na Rua Professor Francisco Pereira de Almeida, s/nº. Lá Celinha tem uma equipe com 12 voluntários, seguindo os passos da Família Holtz no desenvolvimento social.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.