MONUMENTO EM HOMENAGEM AOS SERESTEIROS DE TATUÍ COMEÇA A SER RESTAURADO

O Projeto de Restauração dos Monumentos dos Músicos de Tatuí, realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e de Obras e Infraestrutura, que teve início em outubro de 2017, continua neste ano. O projeto conta com o apoio financeiro da Família Setúbal, e com a singularidade relevante do artista plástico e escultor, Cláudio Camargo.

Nesta semana o monumento em homenagem aos Seresteiros, situado na Praça Manoel Guedes, a Praça do Museu, foi retirado para ser restaurado. Instalado em 13 de dezembro de 2013, o monumento é composto por sete personalidades que fomentaram o gênero Seresta na Capital da Música: Noel Rudi, Zé Fiuza, Ditinho Rolim, Joãozinho do Irineu, Osmil Martins e Raul Martins, além do ex-prefeito e poeta Paulo Ribeiro. Foi Paulo Ribeiro que, por meio de uma noite de seresta, no ano de 1967, em uma roda de amigos que executavam músicas do cancioneiro popular, teve o sentimento de transformar Tatuí na Capital da Música, o que se tornou Lei Estadual em 2007.

Já foram entregues restaurados no município os monumentos O Maestro, situado na Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo; de Bimbo Azevedo, situado na Praça da Matriz, em frente à casa em que viveu o músico; de João Baptista Del Fiol, situado na Praça da Matriz, em frente à Rua XI de Agosto; e de Nacif Farah, situado na Praça Paulo Setúbal, em frente à Escola Barão de Suruí.

Com mais esse ato, a Prefeitura de Tatuí acentua o intuito de salvaguardar e valorizar esse bem vocacional tatuiano, que é a Música, tão importante para a cultura e o turismo da cidade.