Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Tatuí recebeu a certificação 2018 do Programa Município VerdeAzul (PMVA), sendo o 51º colocado em um ranking com 69 municípios classificados e 645 avaliados. Isso garante a Tatuí uma referência em sustentabilidade e qualidade ambiental.
Outro dado importante é que, dentre os 34 municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), a qual a prefeita Maria José Vieira de Camargo é presidente da Fundação Agência do Comitê da Bacia do Rio Sorocaba, apenas 7 cidades se certificaram, entre elas Tatuí.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí, Célio José Valdrighi, e a responsável pela interlocução do Programa em Tatuí, Karina Camargo de Sousa, estiveram nesta quinta-feira (20/12) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para receber a certificação. Na ocasião, estavam presentes o governador do Estado de São Paulo, Marcio França, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Trani, e o coordenador do Programa, José Walter Figueiredo Silva.
Programa Município Verde Azul – Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, visando sempre o desenvolvimento sustentável. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.
O programa Município VerdeAzul é dividido em dez diretivas, que são os critérios para que o município consiga a classificação, sendo elas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.