3. Educação
  5. POLO DA UNIVESP EM TATUÍ REALIZA APRESENTAÇÃO DO PROJETO INTEGRADOR DO CURSO DE PEDAGOGIA

Apresentações dos projetos aconteceram no auditório da FATEC local.

Na segunda-feira (26/11), no auditório da Fatec Tatuí, o polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em Tatuí realizou um evento de apresentação do Projeto Integrador.

O Projeto é uma atividade para nota nas áreas das disciplinas do currículo dos quatro cursos de Graduação EAD da Univesp, entre eles Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Gestão Pública e Pedagogia. O propósito, de acordo com o coordenador pedagógico do polo Tatuí, professor Willians Vieira Sales, é fazer com que os graduandos se apropriem do exercício da profissão de maneira prática, dos problemas existentes na sociedade dentro de suas respectivas áreas e que, uma vez cientes da problemática encontrada e/ou compartilhada entre os grupos, apresentem criatividade na solução ou minimização dos problemas, que tenham visão renovadora, atual e para o futuro.

No evento, o curso de Pedagogia foi o foco da apresentação, pois tem a mediadora de ensino da Univesp, Olini Gioconda Dalmásio, no polo local. Foram apresentados quatro projetos, de quatro grupos, sendo cada grupo formado por pelo menos quatro estudantes e no máximo oito. Eles buscaram as problemáticas para o Projeto Integrador em escolas de Tatuí e em uma escola do município de Quadra. "A base do Projeto foi pesquisa in loco, junto à equipe gestora das escolas e ao grupo docente, dos problemas mais evidentes em relação aos alunos ou à comunidade escolar. Levantados os dados para a análise, os graduandos buscaram soluções objetivadas com o apoio teórico dos módulos em estudo e associadas a uma base tecnológica", explica Willians.

Os projetos foram apresentados em slides e banneres com os seguintes temas: "A Organização no Ambiente Escolar: Local de Acolhimento ao Estudante", pesquisa feita junto à EMEF "Profº. Magaly Azambuja de Toledo", de Tatuí; "O Uso da Robótica Educacional para Ensino da Multiplicação", pesquisa feita junto à EMEF "Profº. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol", de Tatuí; "A Importância da Participação da Família na Vida Escolar das Crianças", pesquisa feita junto à EMEF "Profº. Eunice Pereira de Camargo", de Tatuí; "Tecnologias na Escola: Abordagem Tridimensional", pesquisa feita junto à EMEF "Prof. João Inácio Soares", de Quadra.

Estiveram presentes no evento, além dos graduandos e dos respectivos diretores das escolas onde os projetos foram desenvolvidos, a secretária municipal de Educação professora Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, o vice-diretor da Fatec Tatuí professor doutor Anderson Luís de Sousa, o coordenador pedagógico do polo Univesp Tatuí professor Willians Vieira Sales, a coordenadora pedagógica do Polo Univesp de Araçoiaba da Serra professora Edileusa Lopes da Silva Moraes e a coordenadora pedagógica do Polo Univesp de Capela do Alto Janaina Maria de Moraes. Após o término das apresentações foi oferecido um coffee break pelas padarias Quinze e Onze, pela Deli da Lu e pela Cantina da Fatec Tatuí.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.