Nesta terça-feira (27/11) o Museu Histórico "Paulo Setúbal", equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, em parceria com o Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a abertura da I Mostra Arte & Inclusão, com três exposições. Ela faz parte da programação da "Virada Inclusiva – Participação Plena", evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).
A abertura da Mostra contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do secretário de Saúde Jerônimo Fernando Dias Simão, do secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude Cassiano Sinisgalli, da diretora do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Rita de Cássia Leme Ramos, do diretor de Cultura, Rogério Vianna e do chefe de gabinete da prefeita, Christian Pereira de Camargo.
A I Mostra Arte & Inclusão permanece disponível para visitação até domingo (02/12), das 9h às 17h. O Museu está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações: (15) 3251-4969.
As exposições – Uma exposição é com a produção dos alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), intitulada "Pela Lente dos Meus Olhos". Ela apresenta o autorretrato e o objeto preferido dos atendidos do Centro de Convivência da APAE, permitindo a eles uma percepção do seu eu e da compreensão do sentido do gostar, podendo assim, expressar sua personalidade. A participação dos atendidos nesta exposição, buscou promover às pessoas que participaram deste momento, um olhar que vai além da deficiência, dando maior visibilidade ao processo de inclusão na sociedade.
A outra exposição "Trabalhos Manuais e Artísticos Desenvolvidos pelos Alunos do AEE -Atendimento Educacional Especializado, da Secretaria Municipal de Educação", é com a produção dos alunos do Ensino Fundamental I e II das Escolas Municipais "Profº. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol", "Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol" e "Prof. José Galvão Sobrinho". O objetivo destas atividades é promover o conhecimento e a participação, desenvolver habilidades e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, transtorno do espectro autista e altas habilidades.
E a terceira exposição é produzida pelo SESI Tatuí, com o tema: "Aprendendo a romper barreiras". Ela apresenta os diversos tipos de barreiras enfrentadas pela pessoa com deficiência, como as barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e informações, tecnológicas, programáticas, metodológicas, instrumentais e atitudinais.