A Prefeitura de Tatuí já começou a instalação de câmeras, sensores e alarmes nas unidades escolares. O equipamento está sendo adquirido pela administração e a Central de Monitoramento já funciona na Guarda Civil Municipal. O objetivo é coibir furtos e roubos e dar mais segurança às crianças e funcionários públicos. Mais de dez casos de roubos em unidades escolares, sempre nos fins de semana, já foram registrados neste ano.
Com recursos próprios, as primeiras unidades que receberam os kits de segurança foram a do Parque San Raphael – EMEI Maria de Lourdes Rosa Bueno, que atende 168 crianças – e do Jardim Rosa Garcia, na EMEI Winie Sarli Fitts, que atende 130 crianças. Em cada uma delas, três furtos aconteceram só em 2018.
A prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve presente nas duas creches, antes das instalações, ao lado da secretário da Educação, professora Marisa Mendes Fiuza Kodaira; do secretário de Negócios Jurídicos, Renato Pereira de Camargo e, de funcionários do Departamento de TI (Tecnologia da Informação), da Secretaria Municipal da Educação.
Até o próximo ano, a intenção é atingir os 65 prédios municipais com mais de 800 aparelhos, adquiridos pela Prefeitura, de qualidade HD e que gravam em alta resolução. Além das câmeras, os circuitos de segurança contam com central de alarme completa, sensor de movimento e sensor magnético. O sistema permitirá vigilância 24 horas com uma central de monitoramento instalada dentro da Guarda Civil Municipal.
O arquivo do circuito interno ficará registrado por pelo menos 15 dias e as imagens serão gravadas instantaneamente no sistema de monitoramento que ficará na GCM.
Diferente do que existiu na gestão passada, quando o equipamento de monitoramento era locado e custava aos cofres públicos mais de R$ 400 mil ao mês, a atual administração está adquirindo os alarmes, sensores e câmeras e a gerência do sistema será própria.
O pregão presencial para a compra dos equipamentos será realizado no dia 28 de novembro, às 10h, na Sala do Pregão, no Paço Municipal.