3. Saúde
  5. DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA TERÁ EVENTO “VIRADA INCLUSIVA – PARTICIPAÇÃO PLENA”

Evento, recheado de atividades, será de 27 de novembro a 2 de dezembro, em Tatuí.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Secretaria Municipal de Saúde, realizará um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).

A "Virada Inclusiva – Participação Plena" é organizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo desde 2014, conforme a Lei nº. 15.424. Ela foi idealizada para dar maior visibilidade à presença da pessoa com deficiência na sociedade, por meio de manifestações de arte, cultura, esporte e lazer, além de comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1992.

Em Tatuí, as atividades da Virada Inclusiva – Participação Plena acontecerão de 27/11 a 02/12 e terão a participação das Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Social, de Educação, de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, além de parceiros importantes, como o SESI, a Escola Técnica "Dr. Gualter Nunes", a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A I Mostra Arte & Inclusão, no Museu Histórico "Paulo Setúbal", acontecerá de 27/11 até 02/12, sempre das 9h às 17h, com entrada franca. Serão três exposições que farão parte da Mostra. Uma será com a produção dos alunos da APAE, intitulada "Pela Lente dos Meus Olhos". A outra exposição "Trabalhos Manuais e Artísticos Desenvolvidos pelos Alunos do AEE – Atendimento Educacional Especializado, da Secretaria Municipal de Educação", será com a produção dos alunos das Escolas Municipais "Profº. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol", "Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol" e "Prof. José Galvão Sobrinho". E a terceira exposição será produzida pelo SESI Tatuí, com o tema: “Aprendendo a romper barreiras”.

Já no dia 01/12, sábado, das 8h às 12h, na Praça da Matriz, um grande evento envolverá diversas pessoas, com cinco stands sobre variados temas. No stand 1, o SESI fará a dinâmica "Desafio dos Sentidos", com uma abordagem de inclusão da pessoa com deficiência em atividades de rotina. O outro stand será sobre Saúde Bucal, com a Escola Técnica "Dr. Gualter Nunes". A Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB fará no stand 3 a distribuição de material informativo e orientação a comunidade. Já o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a APAE de Tatuí farão uma Oficina Sensorial no stand 4. E, no stand 5, a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social promoverá uma campanha de orientação sobre a importância da atualização no Cadastro único (Cadúnico) e BPC (Benefício de Prestação Continuada).

No mesmo evento, o Departamento de Mobilidade Urbana da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Tatuí estará com a Campanha "é só um minutinho", uma ação de conscientização à comunidade sobre a importância de respeitar as vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.