A Avenida Cônego João Clímaco de Camargo, em frente à Prefeitura de Tatuí, recebeu nesta terça-feira (25/09), uma demonstração da Feira do Produtor Rural com a participação de oito alunos pertencentes a 2º turma de produtores rurais.
A iniciativa é fruto do Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), com o apoio da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.
Os alunos do curso participaram dessa demonstração para se prepararem para a reinauguração da Feira do Produtor Rural, que acontecerá no dia 9 de outubro, terça-feira, das 16h às 20h, na Praça do Carroção. Esta 2º turma de produtores abrirá mais 5 estandes, os quais se juntarão aos outros 9 já existentes, e farão parte das duas Feiras do Produtor Rural que acontecem no município: toda terça-feira, das 16h às 20h, na Praça do Carroção, situada na Avenida Professora Ziláh de Aquino, e toda quarta-feira na Praça José Florêncio – Zezinho Barbeiro, do Jardim Wanderley, situada na Rua Celso Patrício, altura do nº 300.
Esses novos produtores rurais passaram por um curso de capacitação que teve duração de oito meses e foi ministrado pelo diretor do Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, Milton Albuquerque. O programa incluiu orientações sobre formação e organização de equipe, normas e procedimentos adequados para a feira, construção de estandes de bambu, planejamento de produção, preparação adequada dos produtos a serem levados à feira, comercialização, técnicas de vendas e exposição de produtos, encantamento do cliente, controles e gestão de negócio.
O curso contou, também, com o apoio da Prefeitura de Tatuí, que concedeu orientação quanto a vigilância sanitária e a fiscalização da Feira e disponibilizou o engenheiro agrônomo do Departamento de Fomento à Agricultura, Leandro Cesar Lopes, para dar suporte aos produtores quanto a análise e preparação do solo, controle de pragas, adubação etc.
Para os produtores rurais Priscila Rocha Camargo, do Bairro Santa Adelaide, Lena Bomfim e Daniel Bomfim, do Bairro Queimador do Meio, o curso foi muito bom e está sendo um incentivo para eles. “Foi bem proveitoso, aprendemos desde como manipular corretamente os alimentos até as técnicas de venda, gestão, marketing, divulgação e atendimento ao público”, contaram. Eles ressaltaram, também, a importância do relacionamento direto com os clientes. “A feira permite que os clientes deem um feedback sobre nossos produtos e melhora o reconhecimento do nosso trabalho, pois os produtos são frescos”, afirmaram.
A Feira incentiva os pequenos produtores rurais a comercializarem alimentos fresquinhos e não convencionais (cultivados sem agrotóxicos), o que a torna diferenciada, com a proposta de sustentabilidade, agregando valor aos produtos.