Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. UNIDADES DE SAÚDE TERÃO PALESTRA DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

UNIDADES DE SAÚDE TERÃO PALESTRA DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

Publicado em:

Palestras serão nas unidades de saúde do CDHU e Jardim Santa Rita de Cássia.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), órgão da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá no dia 29/09, sábado, palestras em duas Unidades Básicas de Saúde: às 8h, na ESF (Estratégia Saúde da Família) “Othoniel Cerqueira Luz”, situada no CDHU “Orlando Lisboa de Almeida”; e às 14h, na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia. Ambas serão sobre a Campanha Setembro Amarelo, do Mês de Prevenção ao Suicídio – Lembre-se “Falar é a Melhor Solução”.

O médico psiquiatra da Rede Municipal de Saúde, Gregory Lawrence Pinto, e o psicólogo e diretor da RAPS, Janderson Mendes Miranda Martins, conduzirão as palestras que terão como foco a prevenção ao suicídio e uma roda de conversa sobre depressão e ansiedade. Na ESF do CDHU haverá, também, a participação das médicas da Estratégia e Saúde da Família, Raíssa Motta Russo e Renata Florenzano Flores.

Os dois eventos serão abertos para toda a população.

Setembro Amarelo – A Campanha Setembro Amarelo existe desde 2014 e é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), em prol da prevenção do suicídio.

De acordo com os organizadores da Campanha, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. No Brasil, todos os anos, são registrados cerca de 12 mil suicídios, e um milhão em todo o mundo.

Os dados da cartilha "Informando para prevenir", publicada pela ABP e pelo CFM, revelam que 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de doenças mentais, que podem ser tratadas, e 90% dos suicídios podem ser prevenidos. Por isso, o diretor da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Prefeitura de Tatuí, Janderson Mendes Miranda Martins, destaca a importância dos trabalhos de prevenção. “Os serviços de assistência psicossocial têm papel fundamental na prevenção do suicídio. O Boletim do Ministério da Saúde apontou que, nos locais onde existem Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) – uma iniciativa do Sistema único de Saúde (SUS) -, o risco de suicídio reduz em até 14%”, explica.

Segundo ele, outro ponto para ampliar esse atendimento é a parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), um serviço de ligação gratuita através do número 188, que atua na prevenção ao suicídio há mais de 50 anos.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo