Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. TATUÍ FARÁ PARTE DA JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL PAULISTA PELA PRIMEIRA VEZ

TATUÍ FARÁ PARTE DA JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL PAULISTA PELA PRIMEIRA VEZ

Publicado em:

Museu Paulo Setúbal é uma referência histórica para Tatuí e região.

Nos dias 22 e 23 de setembro, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a Capela de São João do Bemfica, a Fábrica São Martinho e a Fábrica Santa Adélia estarão participando da Jornada do Patrimônio Cultural Paulista 2018.

Esta será a primeira vez que Tatuí participará do evento, sendo que manifestou interesse por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), devido a importância de suas edificações.

A ação é promovida pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com 42 prefeituras do interior do Estado, e tem como intuito valorizar a história paulista e o potencial turístico, aproximar o público de patrimônios históricos e culturais, por meio de visitas guiadas aos patrimônios edificados, roteiros de passeios, palestras, oficinas e atividades pela cidade.

De acordo o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello, ninguém preserva o que não conhece e a Jornada melhora a relação com o espaço urbano. O secretário ainda ressalta o vínculo da preservação com o turismo. “O patrimônio histórico promove a inclusão do ponto de vista sociocultural e socioeconômico, neste aspecto, quando há investimento em cultura, há retorno econômico para a sociedade”, reforça.

A História – A primeira Jornada do Patrimônio aconteceu em 1984, na França, por iniciativa do Ministro da Cultura, Jack Lang. Ela acontecia no terceiro domingo de setembro e se chamava “Jornada Portas Abertas nos Monumentos Históricos”. A ideia era abrir as portas de locais reconhecidos como patrimônio nacional, tais como monumentos, igrejas, casas, bancos, tribunais, prefeituras, hotéis entre outros locais públicos e privados, que comumente não estão livremente abertos ao público.

Em São Paulo – No ano de 2015, a prefeitura da cidade de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e do Departamento do Patrimônio Histórico, decidiu instituir a “Jornada do Patrimônio”, com proposta semelhante à existente na Europa.

Dedicaram um fim de semana completo à reflexão e ao conhecimento do patrimônio presente na cidade de São Paulo, em especial aqueles locais pouco conhecidos por dentro, como o gabinete do prefeito, por exemplo, ou um apartamento privado do Edifício Lausanne, projetado pelo arquiteto Franz Heep. A Secretaria de Estado da Cultura, também, abriu seus equipamentos para visitação. Nos anos seguintes, a Jornada do Patrimônio na cidade de São Paulo foi ampliada e está em sua quinta edição neste ano (2018).

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ FORTALECE PRESENÇA NO TURISMO PAULISTA EM ENCONTRO DA AMITESP

A solenidade contou com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. Na foto, ele está entre o turismólogo da Prefeitura, Jean Vinicios Sebastião, e o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima.

INSCRIÇÕES PARA OS SEIS EDITAIS DE CULTURA DA PREFEITURA DE TATUÍ SE ENCERRAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (22/9)

Podem participar proponentes residentes em Tatuí e devidamente inscritos no Cadastro Municipal de Cultura.

EXPOSIÇÃO CELEBRA APRENDIZADO DE ALUNOS DA OFICINA DE DESENHO REALISTA CONDUZIDA POR HÍCARO FERREIRA

Na exposição, estão disponíveis todos os desenhos produzidos em diferentes etapas do curso – desde os primeiros exercícios até os trabalhos finais -, revelando o percurso artístico de cada aluno.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.