3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. “NOITE DA SERESTA” HOMENAGEOU A SERESTEIRA MARIA INÊS

“NOITE DA SERESTA” HOMENAGEOU A SERESTEIRA MARIA INÊS

Maria Inês foi homenageada pela sua contribuição à seresta de Tatuí.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento de Cultura da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, em parceria com o Grupo Seresteiros com Ternura, realizou nesta quarta-feira (12/09), a tradicional “Noite da Seresta com Ternura”, em homenagem a Maria Inês Camargo.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, representando a prefeita Maria José Vieira de Camargo, que subscreveu a homenagem; o diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna; o pesquisador Thony Guedes; e a agente cultural Maria Augusta Barbará.

A história e as fotos da homenageada ficarão à disposição no Museu para visitação até o dia 18 de outubro, de terça-feira a domingo, das 09h às 17h. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações: (15) 3251-4969.

Maria Inês Camargo – A seresteira nasceu em 19 de janeiro e a música esteve presente em sua essência desde os seis anos de idade. O cantar, o alegrar, o sorrir e o transformar momentos da vida das pessoas com sua voz fazem dela a “Cigarra Tatuiana”, como definiu Luís Antônio Voss Campos em sua coluna para o Jornal O Progresso de Tatuí, de 16 de abril de 2016.

Sua primeira vivência escolar ocorreu na Fazenda Santa Marina, de propriedade de Sílvio Lara, situada na estrada Tatuí/Cerquilho, onde iniciou sua trajetória na educação com a professora Julieta Sallum.

Na música, sua primeira apresentação pública ocorreu por meio do apoio de Maria Aparecida Voss Campos e de sua primeira professora, quando foi colocada para participar de um musical, em substituição a uma aluna que estava afastada por catapora.

Maria Inês é autodidata, ou seja, cantora de ouvido. Ela tem um timbre vocal próximo das músicas religiosas antigas e mantem até hoje esse registro vocal devido a formação familiar, que a incentivava a participar de eventos religiosos acompanhando o padre Silvestre Murari. Foi pelo incentivo da família, que tocavam violão, cavaquinho, violino, sanfona e pandeiro, que ela se apaixonou pela música.

Participou do Coral do Conservatório de Tatuí, cantou com Cascatinha e Inhana, com as Irmãs Galvão e o momento mais marcante em sua trajetória ocorreu no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí, quando cantou “Ave Maria” ao lado de Agnaldo Rayol. Participou, também, dos festivais de Serestas realizados na Concha Acústica de Tatuí, gravou músicas do compositor tatuiano Roquinho e foi compositora de sambas-enredos nos anos 2011 e 2012 para o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT) e em 2013 para o Bloco do Núcleo Falsa Modéstia.

A seresteira foi professora de Datilografia da escola Remington, de propriedade de Oscar Augusto Silveira Mota. Também foi discotecária da Rádio Difusora de Tatuí ZYL5, nos anos de 1961 e 1962. Foi Miss Terceira Idade em 1997 e Miss Regional Terceira Idade em 1998, na cidade de Itapetininga, sendo agraciada com o segundo lugar.

Em 1982 iniciou, ao lado de Celina Fiuza e Osmil Martins, o “Coral da Seresta” formado pelos ilustres tatuianos: João do Irineu, Zé Fiuza, José Celso Módena, Noel Rudi, Dito Rolim, Wilson Bossolan, Paulo Ribeiro, Nego do Violão, Zé Carlos do Violão, Roberto Rosendo, Pacheco e outros.

O grupo Seresteiros com Ternura, da qual está à frente da coordenação desde o seu início em 2000, teve a primeira apresentação pública em 2002, embaixo do chorão, uma árvore que ficava nos jardins do Conservatório, em frente à rodoviária. Desde 2007 representa Tatuí no Revelando São Paulo, onde apresenta o gênero musical que tanto difunde, a seresta.

Em 2013 criou o projeto “Noite da Seresta com Ternura”, que é realizado mensalmente no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, e que neste ano passou a ter como objetivo fazer homenagens aos ilustres tatuianos.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.