OFICINA SOBRE PATRIMÔNIO SERÁ REALIZADA NO CEU DAS ARTES DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE TATUÍ

No dia 21 de agosto, terça-feira, às 19h, o Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí), em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, promoverá uma oficina sobre patrimônio, em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio (17/08), no Centro de Artes e Esportes Unificados "Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires", o CEU das Artes.

A oficina, ministrada pela Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), departamento técnico do Condephaat/SP (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), fará parte da programação do mês de aniversário de Tatuí. O objetivo é aproximar o órgão estadual de patrimônio cultural, a comunidade e os governos locais, visando à capacitação dos agentes locais para a preservação do patrimônio cultural.

Serão abordados durante a oficina os seguintes temas: conceitos de patrimônio cultural atuais; instrumentos de preservação do patrimônio – legais, financeiros, educativos etc.; conhecimento das necessidades locais; fomento à articulação e participação social no patrimônio; troca de informações entre os agentes participantes; dentre outros assuntos.

Educadores, iniciativa privada, prefeituras de municípios vizinhos e outros interessados poderão participar da oficina, de modo a fomentar o contato com potenciais agentes parceiros e o compartilhamento de experiências de outros municípios nos eventos, constituindo uma rede de agentes da preservação do patrimônio.