3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. MISSA MARCA A ENTREGA DA RESTAURAÇÃO DA CAPELA DE SÃO JOÃO DO BEMFICA

MISSA MARCA A ENTREGA DA RESTAURAÇÃO DA CAPELA DE SÃO JOÃO DO BEMFICA

Capela de São João do Bemfica, berço do início do povoado de Tatuí.

Nesta sexta-feira (03/08), às 17h, a Prefeitura de Tatuí realizará a entrega da restauração da Capela de São João do Bemfica, berço do nascimento de Tatuí, com uma missa celebrada pelo bispo diocesano de Itapetininga, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto.

Com o intuito de valorizar o patrimônio histórico e cultural de Tatuí o evento fará parte das festividades da 76º Semana Paulo Setúbal e do aniversário do município.

A Capela, tombada como Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí em 02/06/2002, por meio do Decreto Municipal nº 4.221/02, está situada na Estrada Municipal Moisés Martins, sentido Distrito de Americana.

Em março de 2017, o teto da Capela veio ao chão, por falta de manutenção. Desde então, a Prefeitura de Tatuí vem cuidando da restauração do local, através das secretarias de Obras e Infraestrutura e Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, além do apoio do Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que fez a compra de alguns materiais utilizados na reforma e restauração do local.

No entorno da Capela, foram também realizadas obras de paisagismo e infraestrutura. A Família Provazi, através de Alessandro Provazi, filho do dono das terras ao lado da Capela, fez a doação de uma espaço para a ampliação do acesso ao principal espaço histórico, cultural e religioso de Tatuí.

Capela de São João do Bemfica – é o local, segundo registros históricos, onde surgiu o primeiro povoado de Tatuí por volta de 1823. De acordo com o historiador Renato Ferreira de Camargo, a povoação de "Nossa Senhora Del Populo" surgiu simultaneamente à fundação da Fábrica de Ferro do Ypanema, fundada pelos irmãos Cabral, Manoel Fernandes de Abreu e Martins Garcia Lumbria. A povoação, pertencia ao distrito de Sorocaba e, mais tarde, deu origem a cidade de Tatuí.

Sabendo das atividades religiosas em Ypanema, a igreja transferiu o título de paróquia a uma capela construída pelo povo no sítio e povoado de 'Tatuhú'. São João do Bemfica foi condecorada com título de paróquia em 1818. No mesmo ano, os moradores de Tatuhú construíram uma nova capela, denominada São João Batista, no bairro do Bemfica.

Em 19 de agosto de 1817, o território de São João de Ypanema foi desmembrado de Sorocaba, e nele criado uma paróquia, tendo como matriz a capela de São João, de propriedade da fábrica de ferro.

Em 22 de fevereiro de 1823, o padre Gaspar Antônio Malheiros, que assumira a capela dois anos antes, escolheu o território de Ypanema para a construção da Igreja Matriz. A imagem de São João Batista, porém, foi retirada pelos moradores de Tatuhú, e colocada numa capelinha do bairro.

A Capela foi reconstruída em 1926, durante o governo Norman Bernardes, e reinaugurada com missa solene, em comemoração ao centenário de Tatuí.

Depois, em 1970, ela foi reconstruída novamente por Laurindo Dias Minhoto, ano em que ele encontrou nos campos do Bemfica uma velha cruz de madeira, sob a qual, mandou construir a capelinha de palhas de indayá. Em sinal de protesto à decisão do padre – em transferir a matriz -, os moradores batizaram a capela de São João do Bemfica, indicando que ali, onde Tatuí nasceu, deveria ficar a paróquia.

Em 1971, a Capela foi reformada, na gestão do prefeito Orlando Lisboa de Almeida, e, em 1999 ela foi restaurada, com mão-de-obra da Prefeitura Municipal e doação de parte do material pela comunidade. Em 2002, na gestão do ex-prefeito Ademir Borssato, nos mesmos moldes da reforma e restauração de 1971, a Capela foi restaurada.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.