Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. EVENTO “CAFÉ COM A PRESIDENTE” DISCUTE SOBRE POLÍTICA PÚBLICA PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM…

EVENTO “CAFÉ COM A PRESIDENTE” DISCUTE SOBRE POLÍTICA PÚBLICA PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM TATUÍ

Publicado em:

Reunião contou com a presença da representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alcebíades Nascimento Júnior

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Tatuí, promoveram na última sexta-feira (08/06), na Casa dos Conselhos de Tatuí, o “Café com a Presidente”.

O evento contou com a participação do representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alcebíades Nascimento Júnior, que abordou o papel dos Conselhos Municipais nas articulações das políticas públicas.

Estiveram presentes 33 pessoas, entre elas presidentes de Conselhos de Direitos de Tatuí, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rosângela Xisto, o vereador Rodnei Rocha e representantes das áreas da Assistência Social e Saúde, das Organizações da Sociedade Civil e da ONG Super Mães, além de mães de pessoas com deficiência e de quatro participantes com deficiência. “A participação destas pessoas com deficiência foi de extrema importância, já que a reunião se pautou nas garantias de seus direitos, ou seja, ‘nada de nós, sem nós’”, destacou o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Tatuí, Alessandro Bosso.

O Café com a Presidente discutiu a política pública dispensada a pessoa com deficiência em Tatuí, dentre elas: o Programa BPC na Escola, que tem o objetivo de garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos de idade, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que é a lei de contratação de deficientes nas empresas e de cotas para deficientes e pessoas com deficiência; o Cadastro único BPC-PCD e o Programa BPC Trabalho.

Outros assuntos abordados no evento foram o esvaziamento dos conselhos e linha de sucessão; número de funcionários públicos com deficiência; número de pessoas com deficiência no município; Programa Juventude Ativa; perspectiva de discutir carreiras com a pessoa com deficiência e não somente o cumprimento de cotas; sexualidade da pessoa com deficiência; participação das famílias nos Conselhos; trabalhar a transgeracionalidade desde a criança até o idoso, inclusão de pessoas com deficiência no comércio; inclusão nos projetos sociais, dentre outros.

O encontro foi finalizado com uma agenda de trabalhos a serem realizados no município de Tatuí para colocar em prática todas as discussões do mesmo.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE ESTREIA DOCUMENTÁRIO SOBRE SERESTA E SERENATA, PRODUZIDO POR GABRIEL VANIN

“Acordes da noite: a magia da seresta e serenata” tem uma entrevista especial com Maria Inês de Camargo Machado, que há mais de quatro décadas mantém viva a seresta e a serenata para diferentes públicos.

AUTOESTIMA FEMININA É TEMA DE RODA DE CONVERSA NO CEU DAS ARTES

Conduzida pela psicóloga Jeani Muzel, a iniciativa tem o intuito de promover na mulher um olhar mais amoroso, cuidadoso e consciente sobre si mesma.

2ª EDIÇÃO DA “FEIRA DE TROCA DE LIVROS E JOGOS DE TABULEIRO” DE 2025 É REALIZADA PELA BIBLIOTECA MUNICIPAL NO DIA DA MULHER (8/3)

Ação ocorre das 10h às 13h, na Praça da Matriz.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.