O Teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados "Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires", o CEU das Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Tatuí, receberá neste sábado (02/06), às 18h, o experimento cênico de Teatro Documentário “Eu em Ti – Retratos”, da Cia. Gufa de Teatro, de São Paulo.
O espetáculo tem classificação indicativa de 14 anos e 50 minutos de duração. Ele é um desdobramento da encenação “Eu em Mim – Um Documentário Cênico”, autobiográfico do diretor Fábio Eisner onde, o mesmo, apresenta cenicamente suas angustias durante a sua percepção e desconhecimento de sua própria sexualidade e o confronto com a religiosidade, conceito e regra de vida em que era inserido.
A entrada é gratuita. O CEU das Artes está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-5340.
Eu Em Ti – Retratos – O experimento cênico nasceu do anseio e da necessidade de se colocar no lugar e na angustia do outro. O espetáculo caminha pelo hibrido, unindo o campo de teatro documentário a estética do teatro de formas animadas sob a manipulação de bonecos, uma proposta a ser realizada na rua, uma investigação cênica para enriquecer esse ato de documentar.
O viés norteador das histórias, relatos e memórias de pessoas inviabilizadas, contemplando a realidade LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer), está intrínseco nessa proposta porque dialoga com o campo do Teatro Documentário, que tem como ato político o reflexo do seu tempo, o caráter de denunciar englobando o seu cotidiano.
Cia Gufa de Teatro – A companhia teve início em 2013, com o intuito de desenvolver a arte do ator, um desejo em comum e muitas inquietações. Foi formada por dois jovens atores, Fábio Eisner e Gustavo Assumpção, que são apreciadores da arte e tem um sonho de que o teatro seja um acontecimento íntimo na vida de cada indivíduo.
Seus fundadores ainda estavam no campo acadêmico, em formação na Faculdade Paulista de Artes, quando começaram. Pouco tempo depois, com a entrada de três novos membros – Cíntia Fer, David Amancio e Iara Marcek -, construíram duas encenações que compõem o repertório da Cia.: “Eu em Mim – Um Documentário Cênico” e Eu em Ti – Retratos”, ambos em processos.
Os fundadores já foram integrantes de outros grupos e convidados atuantes de processos diversos.