3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. DIA MUNDIAL DA ÁFRICA SERÁ COMEMORADO NO MUSEU PAULO SETÚBAL

DIA MUNDIAL DA ÁFRICA SERÁ COMEMORADO NO MUSEU PAULO SETÚBAL

Evento será realizado em parceria com o Núcleo Afro Feminino (NAF).

O Museu Histórico "Paulo Setúbal", equipamento de Cultura da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí em parceria com o Núcleo Afro Feminino (NAF) realizará na sexta-feira (25/05), às 19h, uma ação em comemoração ao Dia Mundial da áfrica, com o tema "Berço da Humanidade e da Civilização".

O evento irá realizar um Desfile Afro, uma palestra, com o pesquisador de História Africana, professor Renan e uma Roda de Conversa, com o intuito de valorizar e resgatar a história dos povos africanos e afro-brasileiros.

Dia da áfrica ou Dia de Libertação da áfrica – é comemorado em 25 de maio, a data refere-se ao dia em que 32 chefes de estados africanos reuniram-se em Addis Abeba, Etiópia, em 1963, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid.

Os líderes presentes, com o objetivo de tirar a áfrica das mãos do domínio Europeu, assinaram uma carta de fundação e criaram a OUA (Organização de Unidade Africana). A divisão da áfrica entre os europeus foi definida pela Conferência de Berlim, entre os anos de 1884 e 1885, e dava aos europeus o direito às riquezas humanas e naturais do continente.

A Organização das Nações Unidas (ONU), ao ver a importância desse encontro, instituiu em 1972, o Dia da áfrica. O dia, também, representa um profundo significado da memória coletiva dos povos do continente e a demonstração de objetivo comum de unidade e solidariedade dos africanos na luta pelo desenvolvimento econômico do continente.

O Dia da áfrica é celebrado em diversos países ao redor do mundo. No Brasil esse dia serve para promover o reconhecimento da importância da interseção da história e da cultura africana com a história brasileira e é mais uma oportunidade para organizar festividades culturais sobre questões importantes para o povo negro.

CURSO GRATUITO DE LIDERANÇA PARA GESTÃO OPERACIONAL É OFERECIDO PELO SENAI EM TATUÍ

As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua Maneco Pereira, nº 619, Centro.

DUPLA COMPANHIA OFERECE AULAS GRATUITAS SOBRE A HISTÓRIA DOS “TEATROS NEGROS”

Cristiane Sobral abordará a rica e complexa trajetória dos teatros negros no Brasil, com destaque para a importância dos intérpretes negros desde o surgimento do teatro brasileiro.

EXPOSIÇÃO “CURIOSIDADES DO ACERVO – DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO”, ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O museu conta com 500 objetos expostos e 1.500 livros, além de uma reserva técnica com aproximadamente 20 mil itens, incluindo fotos e documentos.