3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. ORQUESTRA FILARMÔNICA CORTEZ É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO MÚSICA NA PRAÇA

ORQUESTRA FILARMÔNICA CORTEZ É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO MÚSICA NA PRAÇA

Elidamaris Cortez é a maestrina.

Neste sábado (26/05), às 11h, o Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí apresenta a Orquestra Filarmônica Cortez, com direção de Elidamaris Cortez, trazendo o repertório de música clássica e canções italianas, na Praça da Matriz.

Elidamaris Cortez é pianista, organista, violoncelista, maestrina e compositora, pós-graduada em música de câmara e graduada em secretariado bilíngue (UNINTER). Iniciou seus estudos aos 6 anos de idade no Conservatório de Tatuí, aperfeiçoou seus estudos em São Paulo com o Professor Gilberto Tinetti (USP), em Annecy – França com Eliane Richepin e Jaques Delanoy e na Itália com Mauro Papagallo.

A tatuiana é compositora de diversas obras, como o hino da câmara municipal de Tatuí, é pianista do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, com relevantes trabalhos de óperas de musicais junto ao maestro Robson Gonçalves, fundadora da Escola Music Center Cortez, criada em 1976, a qual oferece cursos de Música, tais como: piano, teclado, violino, regência, tuba, flauta, clarinete, saxofone, canto, violão, oboé, bombardino, trombone, violoncelo, trompete, órgão, desenvolvimento auditivo e acordeon/sanfona, e fundadora da Orquestra Filarmônica Cortez, que atua como regente titular.

Ela já recebeu vários títulos, entre eles: o título do ministério do exército do Brasil como colaboradora musical em gravações dos hinos cívicos, a moção de aplausos da câmara municipal de Tatuí pelo benefício prestado à população da cidade, o título da Escola da Aeronáutica do Brasil pela participação especial como solista convidada com a banda sinfônica da Aeronáutica no concerto alusivo do aniversário da Força Aérea Brasileira, o título do Governo Municipal de Del Alto- Bolívia pela participação no IX Festival del Sol “por la soberania de los pueblos” e o título de cidadã emérita de Tatuí pelos relevantes serviços prestados à comunidade tatuiense.

Elidamaris já atuou como pianista solista junto à Orquestra Sinfônica de Tatuí com os maestros Lutero Rodrigues, João Maurício Galindo, Adriano Machado, Edson Beltrami, Juliano Arruda, Dario Sotelo; na Orquestra Sinfônica de Sorocaba com maestro Pedro Cameron; na Orquestra Sinfônica de La Paz (Bolívia) com maestro Cespedez e na Banda Sinfônica da Aeronáutica com maestro Paulo Molina. Já se apresentou em Portugal, França, Itália e Bolívia e diversas cidades do Brasil.

Música na Praça – O projeto "Música na Praça" é uma ação colaborativa entre a Prefeitura de Tatuí e o Conservatório de Tatuí, com apoio cultural da COOP – Cooperativa de Consumo, para a apresentação dos agrupamentos musicais e cantores da cidade e da região, com o objetivo de valorizar o bem cultural de expansão internacional que é a música.

A retomada do projeto em 2017 recebeu 34 agrupamentos musicais – do erudito ao popular – que se apresentaram no coreto da Praça da Matriz com cerca de 600 músicos, e foram apreciados por um público estimado em 18.500 pessoas.

CURSO GRATUITO DE LIDERANÇA PARA GESTÃO OPERACIONAL É OFERECIDO PELO SENAI EM TATUÍ

As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua Maneco Pereira, nº 619, Centro.

DUPLA COMPANHIA OFERECE AULAS GRATUITAS SOBRE A HISTÓRIA DOS “TEATROS NEGROS”

Cristiane Sobral abordará a rica e complexa trajetória dos teatros negros no Brasil, com destaque para a importância dos intérpretes negros desde o surgimento do teatro brasileiro.

EXPOSIÇÃO “CURIOSIDADES DO ACERVO – DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO”, ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O museu conta com 500 objetos expostos e 1.500 livros, além de uma reserva técnica com aproximadamente 20 mil itens, incluindo fotos e documentos.