1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. TATUÍ REALIZA EVENTOS A FAVOR DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO…

TATUÍ REALIZA EVENTOS A FAVOR DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL

Publicado em:

Eventos marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Conselhos de Direitos, Promotoras Legais Populares (PLP) e diversos cidadãos, realizará na sexta-feira (18/05), dois eventos a favor do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.

Na manhã de sexta-feira (18/05), ocorrerá a terceira edição da Caminhada de Mobilização, que sairá da frente da Prefeitura Municipal, às 9h, seguindo pela rua Aureliano de Camargo, em sentido a Praça da Matriz.

No mesmo dia, às 19h, acontecerá o ciclo de Palestra sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Núcleo de Educação Básica Municipal (Nebam) "Ayrton Senna da Silva".

As palestras serão com a Dra. Carolina Vieira Lopes de Oliveira, advogada atuante em Direito de Família em Itapetininga, em seguida com a Dra. Mariana da Silva Ferreira, Médica Legista e Sexóloga Criminal de São Paulo, responsável pelo Projeto Social de Prevenção ao Abuso Sexual e Promoção da Dignidade Sexual (Prodigs).

O evento será aberto ao público. O Nebam fica situado na rua Professor Oracy Gomes nº 551, em frente a Associação Atlética XI de Agosto.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Tatuí (CMDCA), Claudio Bertolacini Batista, tornar esse tema evidente é de grande importância, pois a promoção de políticas públicas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, principalmente daquelas que passam por situações de ameaça ou violação ao direito fundamental de desenvolvimento de uma sexualidade segura e saudável. O tema de prevenção e enfrentamento Violência Contra Crianças e Adolescentes é um dos eixos da conferência municipal dos direitos da Criança e do adolescente

Devido a isso, todo o mês de maio, será voltado para desenvolvimento de ações que visam mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, com realização das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – (CRAS) em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além das Organização da Sociedade Civil de atendimento à crianças e adolescentes e as Promotoras Legais Populares (PLP).

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil – O dia 18 de maio, foi instituído pela Lei Federal 9.970, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. As ações de promoção de políticas públicas e sensibilização quanto ao tema foram pactuadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em 2013, e aprovou o novo Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Em 2017 o legislativo tatuiano aprovou duas importantes leis: 5.102/2017, que institui o Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente e a Lei Municipal 5.202/2017 que Institui a “Semana Municipal de Combate a Pedofilia e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Compartilhe:

Outras

Notícias

AUDITÓRIO DO NEBAM RECEBE CONCERTO DE NATAL DA ORQUESTRA “NOTAS BRILHANTES”

O evento, com entrada gratuita, promete encantar o público com um repertório variado, incluindo a sofisticação da música clássica e a leveza de peças populares.

GRUPO DE TRABALHO, ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) SUSPENDE ATIVIDADES TEMPORARIAMENTE

O recesso administrativo seguirá até o dia 13 de janeiro de 2025.

NO PERÍODO DE 30 DIAS, 18 CASOS DE DENGUE SÃO REGISTRADOS EM TATUÍ, SENDO 16 AUTÓCTONES E 2 IMPORTADOS

Neste ano de 2024, a cidade tem um total de 871 casos da doença, sendo 770 autóctones e 101 importados.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo