Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. PALESTRA SOBRE OSTOMIA SERÁ REALIZADA NESTE SÁBADO, NA CÂMARA MUNICIPAL

PALESTRA SOBRE OSTOMIA SERÁ REALIZADA NESTE SÁBADO, NA CÂMARA MUNICIPAL

Publicado em:

A palestra abordará o que é a Ostomia, como é colocada a bolsa, os cuidados com a mesma.

Neste sábado (24/03), às 9h30, no auditório da Câmara Municipal de Tatuí, acontecerá uma palestra gratuita sobre Ostomia, organizada por Gabriela Ribeiro, com o apoio da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria da Saúde.

A palestra é voltada para os pacientes, suas famílias e alunos de enfermagem que quiserem participar. Ministrada pela enfermeira Adriana C. Flócco, ela abordará o que é a Ostomia, como é colocada a bolsa, os cuidados com a mesma, a alimentação adequada que o paciente deve ter, além de quais as doenças e as causas que levam a necessidade de ser feita a Ostomia, bem como o esclarecimento de possíveis dúvidas sobre o assunto.

Gabriela Ribeiro, que está organizando o evento, tem 21 anos e é portadora da doença PAF (Polineuropatia Amiloidótica Familiar), uma doença hereditária rara e degenerativa, e Pólipos Juvenil, que causaram a retirada de seu intestino grosso, o que a levou a passar pelo processo de Ostomia. “Eu resolvi realizar essa palestra devido à dificuldade que eu tive com informações sobre a doença e a colocação da bolsa. Aqui em Tatuí não há reuniões ou grupos de auxílio a pacientes e suas famílias. Por isso, decidi me mobilizar para ajudar a mim e a essas pessoas”, contou Gabriela.

Ostomia – é o processo cirúrgico do aparelho digestivo ou urinário, que consiste na criação de um canal, chamado Ostoma, que irá desviar o conteúdo de uma cavidade natural do corpo (como o tubo digestivo ou urinário) para o meio externo por meio de uma bolsa coletora, por onde irá ocorrer a eliminação de fezes ou urina. O tempo de permanência da Ostomia é variável, podendo ser permanente ou temporária.

O procedimento é indicado em casos de congestionamento, compressão ou obstrução que prejudique a excreção de fezes ou urina, causando risco de rompimento do órgão armazenador (intestino ou bexiga urinária) e/ ou infecção abdominal grave.

Muitas doenças podem desencadear a necessidade de uma Ostomia tais como: câncer de intestino, reto ou bexiga, perfurações acidentais no abdômen, compressão tumoral, doença intestinal inflamatória (IBD), obstrução intestinal, infecção, entre outras disfunções.

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ INTEGRA A ROTA DO QUEIJO PAULISTA COM A QUEIJARIA “DE BUFFALA’S”

Iniciativa do Governo do Estado valoriza a produção artesanal, o turismo rural e a gastronomia de São Paulo.

“MÚSICA NA PRAÇA” INICIA PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO COM O ESPETÁCULO “MULHERES DO SAMBA”, DO TRIO SOM DE MARIA

Apresentação valoriza o protagonismo feminino na história do samba e abre a agenda musical do mês na Praça da Matriz.

“CORES EM QUADRINHOS” LEVA ARTE, LEITURA E MUITA DIVERSÃO ÀS ESCOLAS E À BIBLIOTECA MUNICIPAL “BRIGADEIRO JORDÃO”

A proposta homenageia Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.