Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. BENEFICIÁRIOS DO BPC PRECISAM SE INSCREVER NO CADASTRO ÚNICO

BENEFICIÁRIOS DO BPC PRECISAM SE INSCREVER NO CADASTRO ÚNICO

Publicado em:

Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, convoca as pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) para se inscreverem no Cadastro único (Cadúnico) para Programas Sociais do Governo Federal.

Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar. Basta apresentar os documentos de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário.

Para fazer o Cadastro único é preciso agendar um horário, pessoalmente, no setor do Cadastro único, situado na Avenida Senador Laurindo Dias Minhoto, nº 310, Dr. Laurindo, ou pelo telefone (15) 3259-0266, no horário das 8h às 14h.

Os documentos necessários para o cadastro são: comprovante de residência atual, documentos de todos os membros da família que residam no mesmo endereço. Para quem tem idade a partir dos 16 anos é necessário a Certidão de Nascimento ou Casamento, o RG, o CPF, o título de eleitor e a carteira de trabalho, comprovante de renda (holerite ou comprovante do INSS); e uma declaração escolar de todos da família que estudam. Para os menores de 15 anos é necessária uma declaração da escola, ou da creche, e a Certidão de Nascimento.

A inscrição no Cadúnico, além de cumprir a exigência do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), também dá a oportunidade de as famílias participarem de outros programas sociais, como Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso para transporte interestadual gratuito, e benefícios do Programa ID Jovem.

O Decreto 8.805/16 determina que são requisitos para a solicitação, manutenção e revisão do benefício as inscrições no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadúnico. O beneficiário que não realizar a inscrição, ou a atualização no Cadúnico, no prazo estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, terá o seu benefício suspenso. A medida cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de aperfeiçoar a gestão dos benefícios sociais.

O que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC)? – é um benefício assistencial não-contributivo, não-vitalício, individual e intransferível garantido pela Constituição Federal de 1988. O benefício consiste no pagamento de um salário-mínimo mensal a pessoas com 65 anos de idade, ou mais, e as pessoas com deficiência, incapacitante para a vida independente e para o trabalho, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família (renda per capita familiar inferior a ¼ do salário mínimo). O benefício é regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS Lei 8.742/93.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, em Tatuí 1.525 pessoas são beneficiárias do BPC, sendo que 950 recebem como Pessoa com Deficiência e 575 recebem como Idoso.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” NÃO ACONTECERÁ NESTE SÁBADO (5/7), EM VIRTUDE DOS PREPARATIVOS DA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

A tradicional ação cultural do município é realizada semanalmente na Praça da Matriz.

A PARTIR DESTE MÊS DE JULHO, MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO DEVEM SER RETIRADOS NA UNIDADE DE SAÚDE A QUAL O PACIENTE PERTENCE

A Secretaria de Saúde ressalta, também, que todos os pacientes que retiram medicamentos de alto custo devem atualizar seus cadastros nas respectivas Unidades de Saúde.

GCM DE TATUÍ IMPEDE TENTATIVA DE FEMINICÍDIO E PRENDE AGRESSOR EM FLAGRANTE NA VILA ESPERANÇA

Ação rápida da Guarda Civil Municipal evita tragédia e reforça combate à violência contra a mulher em Tatuí.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.