1. Home
  2. »
  3. Planejamento, Trabalho e Gestão Pública
  4. »
  5. SABESP INVESTE R$ 7 MILHÕES PARA SANEAR CÓRREGOS, MANDUCA E O RIO TATUÍ

SABESP INVESTE R$ 7 MILHÕES PARA SANEAR CÓRREGOS, MANDUCA E O RIO TATUÍ

Publicado em:

Sabesp tem várias frentes de trabalho no município

Investimentos recentes realizados pela Sabesp em saneamento básico já tem dado resultados nas melhorias das águas dos ribeirões, córregos e rios que cortam a cidade de Tatuí.

O município tem hoje 100% dos imóveis abastecidos, 100% dos esgotos coletados e destes, 84,6% tratados. As informações são do superintendente da Sabesp, Maurício Tápia (Unidade de Negócio do Médio Tietê), que esteve no Paço Municipal, acompanhada pelo diretor regional Adriano Branco e outros assessores diretos. A reunião foi coma prefeita Maria José Vieira de Camargo e com a secretário Juliana Rossetto Leomil Mantovani, de Planejamento e Gestão Pública.

A Sabesp investe agora na execução das obras do sistema de esgotamento sanitário da sede do município, compreendendo a implantação de 12.729 metros de redes de esgotos, entre linha de recalque e os coletores tronco Ponte Preta, Caaguaçu e Lavapés, além da construção de unidade de bombeamento, com vazão de 62 litros por segundo.

Com mais de 75% das obras executadas, o coletor Ponte Preta atende diretamente o bairro Vila Esperança e deverá ser concluído com a Travessia da Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP 127), em processo de autorização junto à concessionária CCR SPVias e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), a remoção de imóvel com ocupação irregular (área de invasão), além de duas desapropriações de áreas, em processo de emissão de posse.

Já para o coletor Lavapés, com 98% das obras concluídas, falta apenas a finalização da parte civil em complementação da travessia já realizada sob o leito da concessionária ALL América Latina Logística Brasil S/A (antiga Fepasa), ao lado do equipamento público "Céu das Artes", no bairro Boqueirão . Também com 98% das obras executadas, para o coletor tronco Caaguaçu, restam apenas duas interligações e a implantação de cerca de 600 metros de linha de recalque. A Estação Elevatória Caaguaçu está com 80% da parte civil finalizada e encontra-se em fase de compra de equipamento e processo de energização, junto à Elektro Distribuidora de Energia.

Com previsão de término para o primeiro semestre de 2018, esse empreendimento possibilitará um significativo avanço nas condições ambientais do município, por meio da despoluição dos Ribeirões Caaguaçu e Ponte Preta, Córregos Matadouro Velho, Manduca e Lavapés, além do Rio Tatuí que cortam o município, além de indiretamente o Rio Sorocaba – afluente do Rio Tietê.

O projeto incluiu ainda, numa primeira etapa, a execução de 2.116,80 metros de redes de esgotos, entre emissários e linha de recalque, além da instalação de uma unidade de bombeamento, para atendimento a cerca de 35 mil habitantes do Bairro Santa Rita e o CDHU do bairro do Tanquinho. Essa obra foi concluída em novembro de 2013 e já possibilitou melhoria significativa na qualidade da água do córrego Lavapés.

"São investimentos como esse, realizados pela Sabesp, que cumprem o compromisso do Governo do Estado de universalizar os serviços de saneamento e proporcionar melhor qualidade de vida a todos. Tatuí, ao ser contemplado com esse benefício, estará entre o grupo de municípios brasileiros que, operado por empresas estaduais de saneamento, assegura o progresso e desenvolvimento de toda sua gente", destaca Maurício Tápia, superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê da Sabesp.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PREFEITURA ALERTA COMERCIANTES E EMPRESÁRIOS PARA GOLPES EM E-MAILS FALSOS

Atenção: este e-mail não foi enviado pela Prefeitura de Tatuí e nem por qualquer órgão oficial vinculado à esta administração pública.

“AZUL REVELADO – DESCOBRINDO A CIANOTIPIA” É A EXPOSIÇÃO DE FÉRIAS NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

Ela permanece em cartaz até o dia 30 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

RETROSPECTIVA 2024: SEGURANÇA PÚBLICA E MOBILIDADE URBANA INTENSIFICA AÇÕES COM NOVAS ESTRATÉGIAS DE PROTEÇÃO À COMUNIDADE

A inauguração do Estande de Tiro da Guarda Civil Municipal, o início do Programa Muralha Paulista, a instalação de câmeras de monitoramento em diversos pontos da cidade e a aquisição de novos equipamentos para os guardas são alguns dos destaques.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo