A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, do o Banco de Alimentos, do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA) e do Sindicato Rural Patronal de Tatuí, promoveu nesta segunda-feira (16/10), no auditório “Vereador Lourenço Cristobal Blanco”, da Câmara Municipal, uma palestra direcionada a segurança alimentar. O evento é uma orientação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) em razão do Dia Mundial da Alimentação, que neste ano tem como tema: “Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural”.
Presentes no evento estiveram a prefeita Maria José Vieira de Camargo, que destacou a importância da data e do trabalho do Banco de Alimentos de Tatuí para atender melhor os que mais precisam; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi; o presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Donizeti Vaz Júnior, o diretor do Sindicato Rural Patronal de Tatuí, Milton Albuquerque; a coordenadora do Banco de Alimentos de Tatuí, Heloísa Saliba e Borges; e a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Santa Bárbara de Tatuí (FAESB), Ana Cláudia Leite Monéia.
A representante da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Sorocaba (CRSANS Sorocaba), Shirley Maria da Silva, e a coordenadora do Banco de Alimentos de Sorocaba, Meire Elen Pereira Rodrigues, foram as palestrantes sobre a segurança alimentar.
O encontro também foi marcado pelo lançamento do projeto “Agricultura Restaurativa voltada ao Munícipio de Tatuí”, uma parceria entre a Prefeitura de Tatuí, a Faculdade Santa Bárbara de Tatuí (FAESB) e o Sindicato Rural Patronal de Tatuí.
Dia Mundial da Alimentação – O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro, data da fundação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), e que, neste ano, tem como tema “Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural”. A data é comemorada em mais de 150 países para chamar a atenção sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.