3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. REPERTÓRIO ANOS 70 AGITARÁ O “MÚSICA NA PRAÇA” COM A BIG BAND JOVEM DO CONSERVATÓRIO

Primeiro grupo pedagógico oficial da área de MPB/Jazz do Conservatório, a Big Band Jovem foi criada em 2010.

A Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí se apresentará na Praça da Matriz neste sábado, dia 9, às 11h, no projeto “Música na Praça”, prometendo agitar o público com um repertório anos 70, a chamada “Era das Discotecas”. A apresentação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Tatuí e o Conservatório – instituição mantida pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura do Estado.

De acordo com o coordenador da Big Band Jovem, Joseval Paes, a plateia pode esperar hits como “Don’t Stop Till You Get Enough” (Michael Jackson), “Us” (Thad Jones), “Soul Bossa Nova” (Quincy Jones), “Hollywood” (Maynard Ferguson) e outras músicas dançantes que embalaram festas e baladas na inesquecível época do “Disco”. “Estamos preparando uma grande surpresa para o dia da apresentação, junto com outro setor do Conservatório. Mas é segredo. Só dou uma pista: vai ser difícil alguém ficar parado”, ressalta Joseval.

Primeiro grupo pedagógico oficial da área de MPB/Jazz do Conservatório, a Big Band Jovem foi criada em 2010 para dar oportunidade aos alunos de nível avançado de exercitar a prática de conjunto. O grupo tem uma abordagem interdisciplinar, o que permite a seus integrantes um desenvolvimento artístico mais amplo, preparando-os para uma transição segura e natural para os grupos profissionais da instituição.

O coordenador Joseval Paes iniciou seus estudos musicais aos 10 anos, por incentivo do pai, José Paes. Juntos, frequentavam o “ponto dos músicos”, tradicional encontro de artistas na Praça da Sé, e o famoso cruzamento da Ipiranga com Avenida São João, na capital paulista. Em 1981 começou a dar “canjas” em barzinhos e a tocar instrumentos de percussão em bandas. No ano seguinte, surge uma grande paixão musical que iria marcar sua vida: o jazz norte-americano. A partir daí, iniciou sua busca pelos grandes mestres do estilo. é professor de guitarra e contrabaixo elétrico da área de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí, onde também integra o grupo Jazz Combo.

O Projeto Música na Praça – Desde que teve seu reinício em abril de 2017, o Projeto Música na Praça tem apresentado repertório variado, do erudito ao popular, e já recebeu a Banda Sinfônica Jovem, a Big Band e o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, a Orquestra Bravo, a Banda Jovem da Associação Pró-Arte, a Banda Four Stages, o Grupo Seresteiros com Ternura, o Readrisax, os cantores Evelyse Almeida e Julinho Ferrazi, a Banda Municipal de Itapetininga “Maestro Edil Lisboa”, a Corporação Musical “Carlos Gomes”, de Cesário Lange, o Projeto Maracutaia, a Orquestra Filarmônica Cortez, a Orquestra de Viola Caipira de Conchas, a Camerata Les Ensembles e a Banda SP 127.

O Música na Praça é um projeto da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com apoio cultural da COOP – Cooperativa de Consumo, em parceria com os agrupamentos musicais e cantores da cidade para valorizar o bem cultural de expansão internacional que é a música.

CURSO GRATUITO DE LIDERANÇA PARA GESTÃO OPERACIONAL É OFERECIDO PELO SENAI EM TATUÍ

As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua Maneco Pereira, nº 619, Centro.

DUPLA COMPANHIA OFERECE AULAS GRATUITAS SOBRE A HISTÓRIA DOS “TEATROS NEGROS”

Cristiane Sobral abordará a rica e complexa trajetória dos teatros negros no Brasil, com destaque para a importância dos intérpretes negros desde o surgimento do teatro brasileiro.

EXPOSIÇÃO “CURIOSIDADES DO ACERVO – DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO”, ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O museu conta com 500 objetos expostos e 1.500 livros, além de uma reserva técnica com aproximadamente 20 mil itens, incluindo fotos e documentos.