3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. CONCERTOS GRATUITOS ACONTECEM COMO PARTE DA PROGRAMAÇÃO DOS 191 ANOS DE TATUÍ

CONCERTOS GRATUITOS ACONTECEM COMO PARTE DA PROGRAMAÇÃO DOS 191 ANOS DE TATUÍ

Quarteto Sax Brasil participará do concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

O Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, sediará entre os dias 15 e 18 de agosto, cinco concertos com entrada gratuita para a população. Serão quatro apresentações da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e uma apresentação da Banda Sinfônica da Escola Municipal de Música de São Paulo.

As atividades integram a programação do 5º Seminário de Regência, promovido pelo Conservatório de Tatuí, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado. Os concertos trarão repertório variado e uma parte de cada programa será regida pelos próprios participantes do Seminário, selecionados previamente por profissionais do Conservatório.

A primeira apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí será no dia 15, terça-feira, às 20h. O maestro Dario Sotelo conduzirá os músicos na abertura do evento, com a execução da peça “Music of the Spheres”, de Philip Sparke. Em seguida, serão apresentadas as músicas “Violina para violino solo e sopro”, de Frigyes Hidas, com solo do violinista Rafael Pires; “Suíte Estados d’Alma”, de Edmundo Villani-Côrtes; e “Korn Simphony”, de Peter Meechan.

No dia 16, quarta-feira, às 20h, o maestro convidado para o 5º Seminário de Regência é Mathew George, da Universidade de Saint Thomas, em Minneapolis, Estados Unidos. Ele vai reger a Banda Sinfônica de Tatuí nos três movimentos de “Second Symphony”, de Luis Serrano Alarcón. Depois, serão apresentadas as peças “Años de Soledad”, de Astor Piazzolla/Dell’oca Sala, com solo de Giancarlo Santos de Medeiros no sax barítono; “De mi Tierra… para Piano Solo e Banda”, de Floro Ugarte/Dell’oca Sala, com solo da pianista Cristiane Blóes; e “Quatro Estações Portenhas”, de Astor Piazzolla/Dell’oca Sala.

Na quinta-feira, dia 17, a partir das 18h30, será a vez da Banda Sinfônica da Escola de Música de São Paulo. O maestro Dario Sotelo regerá a “Abertura Festiva”, de Tiago Vidal. O programa continuará com “Quatro Faces do Choro”, de Hudson Nogueira; “Folksong Festival”, de Ryan Nowlin; e “Chansons Bachiques”, de Rob Goorhuis. O maestro convidado Mathew George conduzirá a Banda em “Mayito – Bambuco”, de Victoriano Valencia Rincón. No mesmo dia, às 20h, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí trará em seu repertório “Occident and Orient”, de Camille Saint-Saëns; “Ritmos das Américas para Quarteto de Saxofones e Banda”, de Bob Mintzer, com a participação do Quarteto Sax Brasil: Rafael Migliani (sax soprano), Maikel Morelli (sax alto), Jonathas Cordeiro (sax tenor) e Giancarlo Medeiros (sax barítono); “Pagan Dances”, de James Barnes; e “200 Tercera Suite”, de Victoriano Valencia Rincón.

Para encerrar o 5º Seminário de Regência, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí volta ao palco no dia 18, sexta-feira, às 20h. No repertório, as peças “Anjos na Arquitetura”, de Frank Ticheli, com a mezzo-soprano Cristine Bello Guse; “Choro para Saxofone Tenor e Banda”, de Cláudio Santoro, com o solista Erik Heimann Pais no sax alto; “Egmont – Symphonic Poem”, de Bert Appermont; e “Conga del Fuego Nuevo”, de Arturo Márquez.

Os ingressos para todos os concertos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Teatro Procópio Ferreira.

CURSO GRATUITO DE LIDERANÇA PARA GESTÃO OPERACIONAL É OFERECIDO PELO SENAI EM TATUÍ

As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua Maneco Pereira, nº 619, Centro.

DUPLA COMPANHIA OFERECE AULAS GRATUITAS SOBRE A HISTÓRIA DOS “TEATROS NEGROS”

Cristiane Sobral abordará a rica e complexa trajetória dos teatros negros no Brasil, com destaque para a importância dos intérpretes negros desde o surgimento do teatro brasileiro.

EXPOSIÇÃO “CURIOSIDADES DO ACERVO – DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO”, ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O museu conta com 500 objetos expostos e 1.500 livros, além de uma reserva técnica com aproximadamente 20 mil itens, incluindo fotos e documentos.