3. Saúde
  5. TATUÍ PROMOVE ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO A SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO

TATUÍ PROMOVE ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO A SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO

A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na terça-feira, dia 1º de agosto as atividades de conscientização sobre amamentação para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

A solenidade de abertura aconteceu na Maternidade “Maria Odete Azevedo”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, e contou com a presença da prefeita de Tatuí Maria José Gonzaga, do secretário municipal de Saúde, Jerônimo Fernando Dias Simão, da interventora da Santa Casa, Ana Aparecida de Melo Sá Azevedo Vieira, da diretora municipal de Atenção Básica da Saúde, Marília dos Santos Bernardo, da pediatra Flavia Pereira Valdetaro e da enfermeira Sueli Nunes. Na ocasião, a pediatra ressaltou para as puérperas a importância do leite materno, sendo um alimento completo para o bebê, prático, econômico, protege contra infeções respiratórias e intestinais, além de ser estimulante para o vínculo entre a mãe e o filho. A prefeita Maria José Gonzaga distribuiu para as mamães um mimo, com todos os medicamentos que são prescritos na alta do bebê. Durante toda esta semana a enfermeira Eliana Maria de Moura estará realizando, na Maternidade, palestras sobre o tema, sempre na parte da manhã, e todas abertas a população.

Na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Tóquio, também durante toda esta semana, as enfermeiras Karina Carneiro e Olga Kramek estarão realizando um aconselhamento para mães e gestantes na sala de espera.

Em todos os dias desta semana, na Unidade Básica de Saúde “Dra. Maria Eunice Del Fiol”, a UBS do Valinhos, os alunos estagiários do Centro Educacional Núcleo Profissionalizante (CENEP) farão palestras para as mães. Na terça-feira, dia 1º de agosto, a pediatra Evelin Dory Mendonza Miranda palestrará sobre amamentação. No dia 3, quinta-feira, a ginecologista Maria Laura Lavorato Matias estará atendendo as gestantes. E, para encerrar, na sexta-feira, dia 4, às 10h, será oferecido um lanchinho especial às mamães e gestantes.

O pediatra Clóvis José Del Fiol palestrará sobre amamentação na Unidade Básica de Saúde “Othoniel Cequeira Luz”, a UBS do CDHU, às 10h, do 1º de agosto, terça-feira.

No dia 2 de agosto, quarta-feira, às 10h, a pediatra Flavia Pereira Valdetaro palestrará sobre aleitamento materno na Unidade Básica de Saúde “Dr. Medardo Costa Neves”, a UBS do Bairro Rosa Garcia. No mesmo dia e horário, na Unidade Básica de Saúde “Dr. Alceu Machado Filho”, a UBS do Bairro São Cristóvão, uma atividade bem diferente: o estouro do conhecimento, onde as pacientes estourarão balões com perguntas e, depois, as enfermeiras responderão. Será oferecido, também, lanchinhos.

Na quinta-feira, dia 3, às 10h, na Unidade Básica de Saúde “Othoniel Cequeira Luz”, a UBS do CDHU, a equipe de profissionais formada pelas médicas da família Renata Flores e Raíssa Motta, pela dentista Gisleine Hoffmann e pelas enfermeiras Rosana Oliveira e Patrícia Diniz, fará uma roda de conversa sobre os cuidados com o bebê de 0 a 6 meses. No mesmo dia, às 14h30, na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Gonzaga, a pediatra Flavia Pereira Valdetaro palestrará sobre aleitamento materno.

E, para encerrar as atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno, na sexta-feira, dia 4, às 7h, haverá um café da manhã especial para as gestantes na Unidade Básica de Saúde Central “Dr. Aniz Boneder”.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.