3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. FÉRIAS DE JULHO NO CEU DAS ARTES TEM MUITA ARTE E CULTURA PARA TODA A…

FÉRIAS DE JULHO NO CEU DAS ARTES TEM MUITA ARTE E CULTURA PARA TODA A FAMÍLIA

Neste mês de julho, de férias escolares, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, CEU das Artes, está com uma gama de ações de férias, com atividades artísticas e culturais para toda a família.

O coordenador de Cultura do CEU das Artes, Edson Pinto, convidou uma diversidade de grupos da cidade para aquecer o frio de julho, entre eles o Grupo ST DNC, o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), a Trupe de Teatro Garagem e Cia, o Núcleo Afro Feminino e os Tropeirinhos do Rancho.

Todas as segundas-feiras deste mês, das 14h às 16h, o grupo ST DNC oferece um intensivo de férias ministrado pelos coreógrafos do grupo: Alexandra Rodrigues, Carlos Brown, Mat Kaytan, Raissa Matos e Ricardo Lemos. Cada aula, com duração de duas horas, será focada em uma modalidade dentro do Street Dance. Os interessados devem ter idade mínima de 10 anos para participar e devem enviar o nome completo e idade para o e-mail stdnc.tatui@gmail.com.

Neste sábado e domingo, dias 8 e 9, das 8h às 22h, acontecerá o Sarau de Saxofone, um encontro com diversas manifestações culturais que envolvem dança, poesia, música e outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas. O objetivo, além do aprendizado por meio da troca de experiências entre profissionais da música e alunos, é levar música de altíssimo nível para toda a comunidade. Para isso, será realizado recitais de música de câmara com alunos, professores e grupos convidados, além de workshops, masterclass, palestras, shows e concertos.

No dia 10, das 9h30 às 17h, terá o 1º Encontro de Violoncelo, para a integração dos músicos e aprimoramento de suas técnicas, com o professor convidado André Micheletti, da USP de Ribeirão Preto. O evento é aberto, também, à participação de pessoas que não tocam esse instrumento, mas que tenham interesse em conhecer. Neste mesmo dia, às 17h, a Secretaria da Educação promove a formatura do curso “Brincar e Jogar é só Começar”, um projeto que capacita os professores da Rede Municipal de Ensino, instrumentalizando-os com a construção de brinquedos pedagógicos e desenvolvendo atividades lúdicas para trabalhos em sala de aula ou no ambiente escolar.

Na próxima quarta-feira, dia 12, a partir das 14h, na quadra esportiva, será a vez do Arraiá no CEU das Artes, com a animação da quadrilha do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT).

Uma emocionante e educativa contação de histórias por meio dos “Contos Africanos” será apresentada no dia 13, às 15h. O projeto Contos Africanos é um projeto de iniciativa particular, fundamentado na Lei 10.639/2003 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnicos Raciais. Tem o objetivo de ampliar o conhecimento acerca do Continente Africano, que muitas vezes é visto como um território selvagem e primitivo e não como o Berço da Humanidade e das Civilizações, e oportunizar o contato com as narrativas orais africanas e seus encantos, despertando o gosto pela leitura e pelos contos africanos.

No dia 14, a partir das 14h, a preocupação é com a saúde, por meio do projeto Amigos do Samu Kids, idealizado pelo SAMU 192, que tem o objetivo de tornar as crianças e adolescentes multiplicadores na comunidade em que convivem, conscientizando-os em relação ao acionamento do serviço 192 e do risco de trotes, atendimento aos primeiros socorros, exercício da cidadania, respeito as regras de trânsito, prevenção aos acidentes domésticos e prevenção sobre uso e abuso de álcool e drogas.

O espetáculo musical “Sacra Folia”, do Grupo Garagem e Cia, será a atração do sábado, dia 15, às 20h. Com direção de Paulinha Flash, a peça escrita por Luís Alberto de Abreu, em forma de auto popular, narra as aventuras da Sagrada Família, que, perseguida por Herodes e seus soldados, erra o caminho para o Egito e acaba desembarcando no Brasil. Em solo estrangeiro, Maria, José e Jesus se veem obrigados a aceitar a ajuda de Matias Cão e João Teité. Quer saber o final? Confira no CEU das Artes.

No dia 16, domingo, a partir das 16h, quem se apresenta é o grupo "Tropeirinhos do Rancho", que cultiva e divulga o folclore e as tradições caipiras ligadas ao tropeirismo paulista, como a catira, o fandango, o cururu, a prosa, os causos, as crendices e a culinária dos antepassados que fizeram história.

Para encerrar as atividades de férias no CEU das Artes, na segunda-feira, dia 17, às 18h, alunos de iniciação ao Violão e Coral, grupo formado e dirigido pela professora Magaly, farão uma bela apresentação.

Vale lembrar que todas as atividades são abertas à comunidade e que o CEU das Artes estará em seu funcionamento normal no mês de julho.

CURSO GRATUITO DE LIDERANÇA PARA GESTÃO OPERACIONAL É OFERECIDO PELO SENAI EM TATUÍ

As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua Maneco Pereira, nº 619, Centro.

DUPLA COMPANHIA OFERECE AULAS GRATUITAS SOBRE A HISTÓRIA DOS “TEATROS NEGROS”

Cristiane Sobral abordará a rica e complexa trajetória dos teatros negros no Brasil, com destaque para a importância dos intérpretes negros desde o surgimento do teatro brasileiro.

EXPOSIÇÃO “CURIOSIDADES DO ACERVO – DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO”, ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O museu conta com 500 objetos expostos e 1.500 livros, além de uma reserva técnica com aproximadamente 20 mil itens, incluindo fotos e documentos.